Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/06/2012 - 08:40

Rio + 20: Pavilhão Sueco apresenta conceito de SymbioCity no Parque dos Atletas

A Suécia, primeira ‘capital verde’ do continente europeu, destaca seu modelo de sustentabilidade ambiental e urbana.

Rio de Janeiro – O Conselho de Comércio Exterior da Suécia no Brasil - Swedish Trade Council - terá participação ativa durante o Rio + 20, com vários eventos dentro do Parque dos Atletas. A sustentabilidade na Suécia será apresentada no Pavilhão Sueco por meio do conceito da SymbioCity, que promove o desenvolvimento urbano sustentável e holístico. Além disso, tanto dentro do Pavilhão quanto no espaço de conferência comum do Parque, especialistas suecos apresentarão e realizarão seminários demonstrando a visão e a experiência da sustentabilidade na Suécia. O Parque dos Atletas estará aberto ao público de 13 a 19 de junho, das 11h às 21h – durante o fim de semana, das 10h às 21h.

Líder mundial em inovação, a Suécia teve a capital, Estocolmo, eleita pela União Europeia como a primeira capital verde do continente. Esse é o resultado desse país escandinavo que investiu na inovação, na cooperação e na abertura às mudanças internacionais para se tornar um líder mundial em prosperidade aliada à sustentabilidade.

Dessa forma, durante o Rio + 20, o Pavilhão Sueco abrigará cerca de 10 organizações e empresas diferentes que mostrarão o trabalho desenvolvido em várias frentes como inovação, tecnologia e sustentabilidade. O Pavilhão também contará com um espaço de apresentações dedicado a especialistas suecos focados em meio ambiente e planejamento urbano.

O conceito da SymbioCity se concentra em encontrar e desbloquear sinergias entre os sistemas urbanos para economizar recursos, enquanto promove o crescimento. Proporcionar um ambiente saudável e próspero nas cidades para as crescentes populações, e reduzir a pegada ecológica, são desafios globais. Esses desafios exigem soluções inteligentes hoje, para não comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas necessidades de amanhã.

A receita da SymbioCity é desenvolver atraentes áreas urbanas, enquanto se conserva os recursos naturais, reforça o capital humano e promove o crescimento - tudo ao mesmo tempo. A Suécia tem se focado no desenvolvimento urbano holístico há mais de 60 anos. O conceito pode ser aplicado em uma única quadra ou em um distrito urbano inteiro - quando se reforma uma área existente ou no desenvolvimento de uma área totalmente nova.

Durante o evento, renomados especialistas suecos falarão sobre os exemplos e experiências da Suécia em relação à sustentabilidade. (Anexado segue o programa completo da participação sueca nos seminários)

Sobre o Conselho de Comércio Exterior da Suécia (Swedish Trade Council) -O Conselho de Comércio Exterior da Suécia (Swedish Trade Council) oferece serviços profissionais e tem a competência e os recursos para identificar oportunidades de negócio internacionais para as empresas suecas. A entidade tem uma forte presença em 60 países em todo o mundo, e em cada região da Suécia. A parceria entre o governo e indústria suecas fornece acesso a todos os níveis, em todo o mundo. Sua representação no Brasil existe desde 1977, com a parceria com a Câmara de Comércio Sueco-Brasileira.

Sobre a Rio + 20 -A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, será realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. A Rio+20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.

O objetivo da Conferência é o de garantir um compromisso político renovado para o desenvolvimento sustentável, analisar o progresso até o momento e as lacunas na implementação dos resultados das cúpulas mais importantes sobre o desenvolvimento sustentável e enfrentar os desafios novos e emergentes.

A Conferência incidirá sobre dois temas: (a) a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza, e (b) o quadro institucional para o desenvolvimento sustentável. [http://www.rio20.gov.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira