Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/06/2012 - 08:40

Planetário da Gávea terá lançamento da Rede Planetária do Tratado de Educação Ambiental

Ato simbólico será assinado pela autora do Tratado e pelo vencedor do Concurso de produção textual sobre sustentabilidade, do Instituto Ayrton Senna.

A II jornada de Educação Ambiental convida para o lançamento da rede planetária do Tratado de Educação Ambiental, que terá um ato simbólico no dia 15 de junho (sexta-feira), durante a mesa redonda “Educação para sociedades sustentáveis na Agenda Rio+20 e Você: O Tratado de Educação Ambiental e as Metas do Desenvolvimento Sustentável como Diretrizes nas Iniciativas de Responsabilidade Social Ambiental”, no Planetário da Gávea, das 08h30 às 13h30.

O momento terá a participação da autora do tratado, Moema Viezzer e Willison Júlio da Silva Pereira, de 14 anos, da Escola Municipal Professor Rubens Berardo, que obteve o primeiro lugar no concurso cultural ‘Construindo um novo planeta’, promovido pelo Instituto Ayrton Senna em parceria com a Nestlé, no final de 2011, envolvendo todo o Brasil – ação que mobilizou cerca de 500 mil estudantes (mais de 130 mil inscritos) e 20 mil educadores de 1.197 escolas distribuídas por 21 estados com a temática meio ambiente e sustentabilidade.

Sobre o Tratado -O Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global é um documento elaborado e aprovado por educadoras e educadores de vários países do mundo no contexto do Fórum Internacional de ONGs e Movimentos Sociais do Fórum Global Rio 92 e que se tornou referência para a Educação Ambiental.

II Jornada de Educação Ambiental -A segunda Jornada Internacional do Tratado de Educação Ambiental surgiu a partir da percepção que se teve da atualidade dos princípios do Tratado de Educação Ambiental elaborado na Rio92. Desde 2008 tomou corpo com a criação de uma Secretaria Executiva composta por seis entidades não governamentais. E a partir de 2009, no Fórum Social Mundial em Belém do Pará consolidou-se com a criação de um Comitê Facilitador Internacional.

A Segunda Jornada já conta com o patrocínio da Itaipu, Sulgas, Ministério da Educação, Ministério do Meio Ambiente, Governo Federal, e a cooperação de importantes parceiros como Água Brasil, WWF-Brasil, ANA, Fundação Banco do Brasil, Prefeitura do Rio de Janeiro, Prefeitura de Guarulhos, Prefeitura do Rio Grande do Sul, Secretaria do Meio Ambiente da Bahia, Prefeitura de São Carlos, Prefeitura de Suzano, Marisa Murta – projetos sustentáveis, Escola Bosque, Colégio Guilherme Dumont Villares, Humanitare, Rio+20 e Você, Planetário do Rio de Janeiro, Secretaria de Meio Ambiente do Rio de Janeiro.

Comitê Facilitador Internacional:ComSol – Instituto de Comunicação Solidária, Brahma Kumaris, CEAAL – Consejo de educación de adultos de América Latina, Centro de Saberes Y Cuidados Socioambientales de la Cuenca Del Plata, ICAE-Consejo de Educación de Adultos para América Latina, NEREA/ Rede Internacional de Pesquisa em Educação Ambiental, Paz Sustentable, CEAG, ASPEA, REPEM, Instituto Marina Silva, Center for Environmental Concerns, Instituto Supereco, Instituto Ecoar, OCA/USP, Instituto Paulo Freire, Instituto Ipanema, ASPBAE, REJUMA e REBEA.

WWF-Brasil lança guia de consumo sustentável -A WWF-Brasil lança no dia 15 de junho (sexta-feira), um guia de bolso de práticas sustentáveis, no Planetário da Gávea, durante a Segunda Jornada Internacional de Educação Ambiental na agenda da Rio+20. Segundo o coordenador da organização, Fábio Cidrin, a cartilha incentiva que cada cidadão passa ser mais responsável como consumidor, tendo em vista a sobrevivência do planeta.

O guia ensina as pessoas a gerarem menos resíduos no dia a dia e a optarem por produtos que possam ser reutilizáveis.

Intitulada “Pequeno Guia de consumo em um mundo pequeno”, a cartilha recomenda atitudes simples que possam atenuar os impactos das ações do homem sobre o meio ambiente. As dicas vão desde a redução do consumo de água para escovar os dentes e fazer a barba até a adoção de carona solidária e do transporte público, no lugar do individual.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira