Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/06/2012 - 08:08

Palestra finaliza Fórum e aborda as principais temáticas

Após sediar 11 sessões, 24 eventos paralelos, dentro de 11 temáticas distintas; abrigar cerca de 500 participantes, vindos de 75 países; e receber 100 cientistas e professores, o Fórum Ciência, tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável encerrou sua programação com a palestra “Closing high level session”. Realizado no ginásio do campus da PUC-Rio, o desfecho teve a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Marco Antônio Raupp, que parabenizou a participação dos professores e cientistas no Fórum.

Das 14 às 16 horas, foi feito um apanhado geral sobre os debates realizados durante os 5 dias do Fórum. Eventos paralelos à Rio+20 foram citados como indispensáveis à reunião organizada pela ONU. “Ciência, tecnologia e inovação é o que dá métrica e sentido a toda temática ambiental”, destacou Raupp.

No entanto, espera-se que a ciência exerça papel crítico para chegar a soluções. Cientistas devem trabalhar juntos para alcançar o melhor resultado, ressaltou Steven Wilson, diretor executivo do ICSU. Segundo Jozsep Palinkas, presidente da Academia Húngara de Ciência, não existe desenvolvimento sem ciência. “A ciência pode ajudar a solucionar problemas ambientais, assim como as empresas também devem trabalhar em cima de sustentabilidade”, argumentou Tarja Halonen, Ex-Presidente da Finlândia.

Wilson enfatizou, ainda, a importância dos índios, que devem ser levados mais a sério por dominarem questões ambientais. “Povos indígenas devem ser cada vez mais estudados pelos cientistas ”, concluiu Halonen.

Segundo James L. Balsillie, co-CEO da BlackBerry, uma grande estratégia é investir de forma pesada em educação. “Está na hora de criar treinamento para mudar a educação dos jovens para que eles saibam o que fazer quando adultos”, ressaltou Malegapuru Makgoba, Vice-presidente de Planejamento Científico da Universidade de KwaZulu-Natal, na África do Sul. Hoje, os jovens estudantes, no entanto, se preocupam com o que está acontecendo no mundo, e isso já é um avanço, argumentou Halonen.

O debate foi formado ainda por Don-Pil Min, Presidente do Conselho de Pesquisa de Ciência e Tecnologia da Coréia; Heide Hackmann, Diretora Executiva do Conselho Internacional de Ciências Sociais; Koji Omi, Fundador do STE no Japão; e Yuan Tseh Lee, professor da Universidade de Berkeley-Califórnia.

2° mesa encerra debates do Fórum-Das 14 às 16 horas, os debates se originaram acerca da pergunta: com tantos contrates ambientais, qual a melhor medida para chegarmos à sustentabilidade?, exposta por Carlos Joly, do Instituto de Biologia da Unicamp.

A Amazônia tem um grande potencial de gerar riquezas ao Brasil, garantiu Marcelo Cardoso, Vice-Presidente da Natura. “A Amazônia pode ser nosso Vale do Silício, um lugar para nos trazer capital e investimento, e nos conduzir à sustentabilidade”, frisou. Helena Nader, Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, seguiu o pensamento de que os recursos naturais detêm grande importância econômica: “Nós devemos preservar a floresta e cuidar da biodiversidade para mantê-la em pé”.

Segundo Jacob Palis, presidente da Academia Brasileira de Ciências, o grande passo para chegar à sustentabilidade é a aliança entre pesquisa, indústria e desenvolvimento. “O número de cientistas para apoiar a rede de ciência e tecnologia cresceu bastante”, destacou. No entanto, os investimentos têm de ser feitos de forma contígua, seguindo 3 pilares: ciência, tecnologia e inovação, é o que acredita Nader. Segundo Glaucius Oliva, Presidente do Conselho Nacional de Pesquisa, a ciência, em si, tem o poder de formar um caminho à sustentabilidade.

A mesa contou ainda com a presença de Ruth Ladenheim, Vice-Ministra de Ciência e Tecnologia da Argentina; Franklin Coelho, Secretário de Ciência e Tecnologia da cidade do Rio; Fabio Feldman, Ex-Secretário de Meio Ambiente de São Paulo; e Johan Rockstroen, Diretor Executivo de Resiliência de Estocolmo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira