Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/06/2012 - 08:17

Ministra do Meio Ambiente fala sobre as expectativas de Dilma Roussef na Cerimônia de Abertura do Congresso Mundial ICLEI 2012

Compromissos inadiáveis com a sustentabilidade e a responsabilidade política marcaram a noite de abertura, que foi encerrada com o talento de Milton Nascimento.

A Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, marcou a Cerimônia de Abertura do Congresso Mundial ICLEI 2012, ontem à noite, em Belo Horizonte. O evento acontecerá até domingo com as expectativas do Governo Federal sobre o encontro global de governos locais pela sustentabilidade. Além dela, o discurso do presidente do ICLEI, David Cadman, foi contundente sobre a responsabilidade dos governos para agirem agora. No dia 15 de junho (sexta-feira), pela manhã, o coordenador executivo da Rio+20, Brice Lalonde, diretamente do Rio de Janeiro, enviou sua mensagem sobre a importância da participação dos governos locais nas políticas de sustentabilidade.

A Ministra salientou que espera “que o ICLEI nos ofereça alternativas mais objetivas em torno de soluções concretas onde o bem feito, a ética e os princípios de sustentabilidade tragam soluções das gerações presentes para uma vida melhor das gerações futuras”. Para a Ministra, o congresso acontece em “um momento de uma nova inflexão política, desde que o mundo apontou, na Rio-92 há 20 anos, a necessidade de mudança de modelos de desenvolvimento. A Rio+20 é uma conferência de partida, coloca na agenda a pauta da necessidade de agir com pragmatismo ambiental, com pragmatismo político”.

David Cadman falou sobre a necessidade de os governos locais, estaduais e nacionais transformarem suas agendas em ações sobre o que está sendo feito, deixando para trás a agenda do que pode ser feito. “Não podemos, além do legado da dívida financeira, deixar para as gerações futuras o legado de um meio ambiente destruído” – disse ele.

Já Brice Lalonde, coordenador executivo da Rio+20, falou hoje durante a plenária de abertura do Congresso, em que foi feito um balanço das ações locais pós Rio92 até Rio+20. “Os governos locais têm papel fundamental nas discussões de sustentabilidade. Falar sobre sustentabilidade é falar sobre bem-estar. É preciso pensar como vamos lidar com isso”, afirmou. Com o nome “Do Rio ao Rio”, nessa plenária foi apresentado o estudo que traz uma revisão de 20 anos de ação local para a sustentabilidade global. O documento “Sustentabilidade local 2012” completo está disponível no link: www.local2012.iclei.org/local-sustainability-study.

Outra palestra de destaque foi a de Sebástien Duyck, membro da Comissão Executiva, Rio+20es, da França, que discute a sustentabilidade com as gerações futuras. Para ele “os governos locais precisam reconhecer o papel da juventude como empreendedores sociais e ter a juventude a bordo das discussões. É necessário considerar os interesses das gerações futuras”. Duyck ainda reforçou que “a juventude sofre a falta de decisões reais para o futuro”. Com isso, o presidente do ICLEI, David Cadman, enfatizou o discurso de Duyck, dizendo “que é imprescindível contar com jovens nessas discussões”.

O evento continua e agora, conforme a ministra do Meio Ambiente espera, o Congresso Mundial do ICLEI pretende redigir até domingo a “Mensagem para o Rio”, um documento que representará a intenção dos Governos Locais com seus compromissos de sustentabilidade que será apresentado na Rio+20. No domingo, das 16h às 17h30, na plenária final do evento, diversos prefeitos darão a sua visão para o futuro. Entre eles, Park Won Son, prefeito de Seoul, Eduardo Paes, prefeito da cidade do Rio de Janeiro e Marcio Lacerda, prefeito de Belo Horizonte.

Esse será o grande dia de importantes trocas de experiências entre as cidades e momento de decisões. Entre os temas estão, “Crescimento rápido – crescimento verde”, “Sistemas Alimentares nas Cidades”, entre outros.

Durante todo o evento, são apresentados casos de sucesso de ações em sustentabilidade no mundo todo. Entre eles, o trabalho em gestão de resíduos desenvolvido por cidades, como Dunkerque, na França, Salta, na Argentina, Belo Horizonte, entre outras.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira