Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/06/2012 - 10:22

Rio+20: Itaipu é exemplo de responsabilidade social, econômica e ambiental, diz Carvalho Neto


O presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto, disse que a decisão de Itaipu Binacional de não apenas produzir energia elétrica com qualidade, mas atuar nas comunidades ao redor da usina, é um forte exemplo de responsabilidade social, econômica e ambiental para os países que participam da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, e também uma importante ferramenta de desenvolvimento, que deveria ser adotada por grandes empresas brasileiras.

“Isso é o que se chama sustentabilidade”, definiu Carvalho Neto. “Quando você simplesmente explora um bem como a energia hidráulica, está olhando apenas para um vetor. Mas o que Itaipu está fazendo, o que a Eletrobras está fazendo, é olhar o aspecto econômico e o aspecto ambiental, na hora que preserva toda a área do reservatório e as suas adjacências; e também o aspecto social, com os programas sociais que empreende. Então é um exemplo para o mundo, eu não tenho a menor dúvida disso”, afirmou.

Carvalho Neto disse que recentemente fez um sobrevoo na faixa de proteção ambiental do reservatório de Itaipu, ao lado do diretor-geral brasileiro, Jorge Samek, e que ficou impressionado com o que viu. “Falei para o Samek que aquilo estava parecendo um jardim. Toda aquela área preservada, a mata ciliar, e a preocupação de todos os municípios abrangidos com a preservação. Isso tudo impressiona muito”, elogiou.

VE -O presidente da Eletrobras também citou projetos desenvolvidos ou apoiados pela usina, como a Universidade da Integração Latino-Americana (Unila), o Sistema Inteligente de Armazenamento de Energia (IESS, na sigla em inglês) e o Projeto Veículo Elétrico. “Um veículo elétrico, como tem sido demonstrado por Itaipu, mesmo quando a matriz não é totalmente limpa, é térmica, por exemplo, já é vantagem em relação ao veículo com gasolina ou óleo. Agora, no nosso caso, como a matriz é limpa, isso é uma vantagem maior ainda”, discorreu.

Antes e depois -Para o presidente da holding, basta olhar o que era a região de Foz do Iguaçu antes e depois da instalação da usina para avaliar o impacto positivo do empreendimento. “Por isso não tenho dúvida nenhuma de que [Itaipu] terá um efeito de demonstração na Rio+20 e vai mostrar para alguns críticos, que são poucos, o quão é importante a geração de energia. Não só para a indústria, para o comércio, para os serviços, mas para a própria população local, que ganha muito com um aproveitamento igual ao de Itaipu”.

Foco na energia -Carvalho Neto acrescentou que a atuação de Itaipu na área da sustentabilidade não tirou o foco da empresa na produção de energia. Segundo ele, sempre que há qualquer discussão sobre hidreletricidade, a binacional é referência.

“Primeiro, por ser em potência a segunda do mundo e em geração de energia a maior usina do mundo. Segundo, pela tecnologia que tem, pelo desenvolvimento, pela preocupação constante com o aprimoramento”, relacionou, lembrando do recente trabalho de manutenção na unidade geradora 6, inédito na história da usina.

No ano passado, a Itaipu respondeu por quase 18% de toda a energia consumida no Brasil e 77% da demanda do Paraguai. A usina vem batendo sucessivos recordes de produção. A meta e o desafio é atingir os 100 milhões de megawatts/h. [ww.itaipu.gov.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira