Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/06/2012 - 10:22

Encontro Internacional da Carta da Terra conta com o apoio da Owens-Illinois

A Carta da Terra reúne líderes internacionais durante a Rio+20 para enfatizar que valores éticos devem ser a base dos acordos para o “futuro que queremos” e economia verde.

Com o propósito de apoiar ações de responsabilidade socioambientais, alinhadas aos princípios éticos da sustentabilidade, a Owens-Illinois e a Abividro (Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro) patrocinam, no dia 19 de junho (terça-feira), o Encontro Internacional da Carta da Terra, durante a Rio+20 - Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável de 2012, no Rio de Janeiro/RJ. O evento pretende reunir personalidades internacionais e nacionais e discutir os rumos dos debates realizados durante a Conferência e os próximos passos a serem seguidos para garantir a sustentabilidade do planeta.

Uma das presenças mais esperadas para o evento é a Severn Suzuki, a menina que “calou o mundo” na Eco92, vinte anos depois Suzuki, ecóloga formada pela Universidade de Yale, fará a abertura do encontro e discutirá a Relevância da Carta da Terra para a Rio+20. Leonardo Boff, téologo e membro da comissão internacional da Carta da Terra, o secretário-geral da Eco 92 e Maurice Strong, considerado um dos fundadores da Iniciativa da Carta da Terra também participam do debate de abertura do encontro.

Para o debate de encerramento, a partir das 17h, sob o tema “O futuro que queremos: Esperanças e um novo direcionamento”, a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva é presença confirmada.

Diversos princípios da Carta da Terra abordam diretamente a necessidade de se redesenhar sistemas atuais fundamentados em um sentido de responsabilidade universal e de intergerações. O Princípio 7, por exemplo, articula que a humanidade precisa “Adotar padrões de produção, consumo e reprodução que protejam as capacidades regenerativas da Terra, os direitos humanos e o bem-estar comunitário” e deve também “Atuar com restrição e eficiência no uso de energia e recorrer cada vez mais aos recursos energéticos renováveis como a energia solar e vento”.

.[Encontro Internacional da Carta da Terra na Rio+20 – Colaboração e Diálogo: Ética, Sustentabilidade e Carta da Terra, no dia 19 de junho de 2012 (terça-feira), de 13h30 às 19h30, na CAIXA Cultural Rio de Janeiro - Teatro Nelson Rodrigues, Av. República do Chile, 230, Centro da cidade do Rio de Janeiro. Sites: www.earthcharterinaction.org/content/ e www.cartadaterrabrasil.org/prt/index.html ].

A Carta da Terra (The Earth Charter) -A Carta da Terra é uma declaração de 16 princípios éticos fundamentais para a construção de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica. Ela é estruturada em quatro pilares: respeito e cuidado pela comunidade da vida, integridade ecológica, justiça social e econômica, democracia, não-violência e paz.

O documento reconhece que os objetivos: proteção ambiental, erradicação da pobreza, desenvolvimento econômico equitativo e respeito aos direitos humanos, democracia e paz são interdependentes e, portanto demandam uma abordagem sistêmica. Atualmente conta com mais de 6 mil organizações signatárias ao redor do mundo.

Em 1987 a Comissão das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, através do documento “Nosso Futuro Comum”, recomendou a redação de uma carta sobre o desenvolvimento sustentável com o objetivo de ajudar a construir no século 21 uma sociedade global justa, sustentável e pacífica. Durante o processo de preparação da Eco 92, a Carta da Terra foi parte da agenda e negociações, mas sem acordo político suficiente. Em 1992, em evento paralelo da Cúpula da Terra - Eco- 92 - realizada no Rio de Janeiro, a primeira versão da Carta foi elaborada, por parte de um esforço da sociedade civil. Após oito anos, em um processo participativo envolvendo todos os continentes e com a contribuição de milhares de pessoas de todas as raças, credos, idades e profissões, incluindo especialistas em ciências, filosofia, ética, religiões e leis internacionais, a versão final foi lançada no Palácio da Paz em Haia, Holanda em 29/06/2000.

Em 2003 a Unesco reconheceu a Carta da Terra como um instrumento chave para a educação e cultura, e a considerou como um importante marco ético para a humanidade. Atualmente é utilizada por vários governos, sociedade civil e organizações empresariais ao redor do mundo como uma referência ética para a sustentabilidade. Entre os membros da comissão mundial do movimento estão a Queniana, prêmio Nobel da paz de 2004, Wangari Maathai (in memoriam), o canadense e secretário geral da Cúpula da Terra Maurice Strong, o americano Steven Rockefeller e os brasileiros Leonardo Boff e Oscar Motomura.

A Owens-Illinois, Inc. (NYSE: OI) é a maior fabricante de embalagens de vidro do mundo e a parceira preferida de marcas líderes de produtos alimentícios e bebidas. Com uma receita de US$ 7,4 bilhões em 2011, a empresa é sediada em Perrysburg, Ohio, EUA, e emprega mais de 24.000 pessoas em 81 fábricas distribuídas por 21 países. A O-I oferece soluções de embalagem de vidro seguras, eficazes e sustentáveis a um mercado global crescente. [www.o-i.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira