Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/06/2012 - 10:29

Pesquisadores se reúnem para tratar de desigualdades no campo

A palestra “Changing mindsets: samall-scale farmers in the globalised market” deu sequência ao Fórum Ideias Justas, promovido pelo IIED - Instituto Internacional para o desenvolvimento do Meio Ambiente, e abordou a participação de pequenos fazendeiros na esfera econômica e suas ligações em um mundo globalizado. Presidido por Bishwadeep Ghose, responsável pelos Conhecimentos, Empreendedorismo Verde, Organização de pequenos produtores em mercado globalizado (Hivos), o debate foi realizado no salão da Pastoral Anchieta.

Os pequenos fazendeiros devem cooperar e não competir. É o que acredita Bihunirwa Medius, responsável pela unidade sobre o desenvolvimento das empresas de agricultores, em Uganda. Ela afirmou que a maioria dos produtores agrícolas não está organizada e isso dificulta um apoio político. “Não há influência dos fazendeiros nos termos acordados. O governo não se comunica com os pequenos fazendeiros na questão política e também os exclui de debates econômicos”, argumentou Falguni Guharay, coordenador do Serviço de Informação Mesoamericano Sobre Agricultura Sustentável.

Os pequenos proprietários de terra, no entanto, não estão conectados ao mercado moderno, garantiu Ronnie Natawidjaja, diretor do Centro para a Política Agrícola e Estudos do Agronegócio. Segundo Bill Vorley, pesquisador do Grupo de Mercado Sustentável, a globalização é responsável pela desvantagem dos pequenos fazendeiros. “Devemos proteger os pequenos agricultores da globalização”, finalizou.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira