Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/06/2012 - 10:29

Mecanismo de Redução de Emissões é debatido

Apesar de avanços do governo federal na Amazônia, palestrantes indicam que ainda falta envolvimento do setor público no REEDD.

O Fórum Ideais Justas, organizado pelo Instituto Internacional do Meio Ambiente e Desenvolvimento (IIED aconteceu no dia 16 de junho (sexta-feira), no Auditório Padre Anchieta, com a palestra “REEDD+ na Amazônia brasileira: realizações e próximas etapas para a conservação e a redução da pobreza”. Fernanda Carvalho, Conselheira política sênior para mudanças climáticas da The Nature Conservancy, afirmou que avanços foram alcançados na Amazônia, como a “bolsa verde”, iniciativa do governo federal: “Existem ações positivas, como a adoção de uma política ambiental em terras indígenas e a bolsa verde, dada a famílias que vivem em situação de pobreza na região amazônica. Elas recebem R$ 300 a cada trimestre para adotar práticas de conservação dos ecossistemas”.

Mariano Cenamo, vice-diretor executivo do Instituto de conservação e desenvolvimento sustentável do Amazonas, ressaltou que para o bom funcionamento do REEDD (mecanismo de Redução das Emissões oriundas de Desmatamento e Degradação) é essencial que seja criada uma regulamentação: “O único setor que está assumindo o risco da implantação do REEDD é o privado. Não sabemos qual é a visão do governo brasileiro em ralação ao mecanismo. Só a regulamentação vai separar os bons projetos dos maus. É preciso uma integração de políticas estaduais e nacionais”.

A importância de um envolvimento do setor público também é citado por Victor Salviati, coordenador para projetos especiais, FAS: “O REDD deve ser uma ferramenta que incentiva e implementa a política pública de conservação da floresta. Não pode haver conservação sem que se dê condições para as pessoas viverem e trabalharem nessas áreas. A formação de mecanismos e instituições aliadas com o setor público é o caminho ideal”.

Também participaram da palestra Virgilio Viana, Fundador e Superintendente Geral da FAS, e Osvaldo Stella, do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira