Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/06/2012 - 09:06

Seminário sobre transporte público no ABC aprofunda desafios de grandes cidades

Otema traz desdobramentos para a saúde, a mobilidade e a sustentabilidade e conta com participação de especialistas nas área.

A Metra, empresa que opera o Corredor Metropolitano de Ônibus ABD, e a Eletra, empresa brasileira que desenvolve tecnologia de tração elétrica para ônibus urbano,organizam no dia 26 de junho (terça-feira), das 8h30 às 12h45, o seminário “Transporte Coletivo: Sustentabilidade, Mobilidade e Saúde”, na sede da ACISBEC (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo).

A Eletra produz tecnologia de tração para ônibus híbridos e elétricos, reduzindo ou evitando em 100% a emissão de poluentes. Recentemente, a empresa participou da Rio+20 com a exposição de um ônibus híbrido (etanol + energia elétrica por baterias), desenvolvido para circular nas dependências da Usina de Itaipu. A Metra, por sua vez, opera o corredor exclusivo de ônibus ABD, apontado por pesquisa da ANTP como a melhor qualidade de transporte pelos próprios usuários. De acordo com Adalberto Maluf, especialista em planejamento e mobilidade urbana e diretor da C40 (órgão internacional que reúne os prefeitos das principais cidades do mundo), os corredores de ônibus oferecem a solução de melhor custo/benefício para grandes cidades. “Obras de transporte urbano refletem diretamente na rotina da vida do cidadão e em sua saúde. É em busca de melhor qualidade de vida que essas organizações e o governo devem se empenhar”, explica o especialista que será um dos palestrantes no seminário.

A programação do evento conta com três palestras, seguidas de um debate com especialistas no tema. A primeira palestra é de Vitor Seravalli, especialista em Desenvolvimento Sustentável e presidente do Comitê Brasileiro do Pacto Global da ONU, que tratará do tema sustentabilidade. Logo depois, Adalberto Maluf falará sobre soluções de mobilidade, e Paulo Saldiva, médico coordenador do Laboratório de Poluição Atmosférica da Universidade de São Paulo (USP), abordará os malefícios à saúde ligados à poluição ambiental.

Após as palestras um debate conduzido pela jornalista Fabíola Cidral, apresentadora dos programas CBN São Paulo e Caminhos Alternativos (Rádio CBN), reúne Adriano Murgel Branco (ex-secretário de Transportes do Estado de São Paulo, engenheiro e consultor) e Ádamo Bazani (jornalista da Rádio CBN especializado em transporte)para discutir o tema com os palestrantes.“Em 1998, fiz um estudo e conclui que o congestionamento urbano e as deficiências no transportes causavam prejuízo da ordem de R$ 22 bilhões ao ano. Dez anos mais tarde, em 2008, Marcos Cintra, PhD em Economia pela Universidade de Harvard e professor-titular da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EAESP- FGV), fez cálculos semelhantes, chegando a uma avaliação de que esse valor chega a R$ 33 bilhões”, comenta Adriano Branco, explicando a urgência do tema.

Entre os convidados estão também representantes do Governo do Estado de São Paulo, das Prefeituras Municipais, além de empresas, universidades, ONGs e lideranças comunitárias da região. As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas podem ser feitas pelo site www.transportelimpo.com.br

O Seminário é organizado no mês da celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, bem como da realização da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20, no Rio de Janeiro.

.[Seminário e Debate“Transporte Coletivo: Sustentabilidade, Mobilidade e Saúde”, dia 26 de junho de 2012 (terça-feira), das 8h30 às 12h45.Inscrições e informações: www.transportelimpo.com.br.Inscrições gratuitas].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira