Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/06/2012 - 09:06

CAIXA e BID firmam parceria para desenvolvimento socieconômico do país

Acordo de cooperação prevê execução de projetos para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e comunidades

A Caixa Econômica Federal e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) assinaram no dia 21 de junho (quinta-feira), acordo de cooperação para a execução de programas e ações que promovam o desenvolvimento socioeconômico do País. A assinatura ocorreu durante a Rio+20 e é decorrente das conversas entre os presidentes da CAIXA e do BID iniciadas em setembro do ano passado, em Washington. A parceria prevê a cooperação em projetos nas áreas de habitação, gestão pública, inclusão financeira, infraestrutura, meio-ambiente e desenvolvimento social, entre outras.

Para o presidente da CAIXA, Jorge Hereda, essa é uma oportunidade para integrar os mecanismos de desenvolvimento social da CAIXA e BID visando à melhoria da qualidade de vida da população brasileira. “O BID é um organismo público internacional cuja missão é ajudar a acelerar o desenvolvimento socioeconômico de seus países membros. E a CAIXA tem a missão de atuar na promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável do nosso país como instituição financeira, agente de políticas públicas e parceira do Estado. O acordo, então, traduz o interesse comum que as duas instituições têm no desenvolvimento das pessoas e das comunidades”, disse Hereda.

Na opinião do presidente do BID, José Alberto Moreno, “o ato de hoje representa a consolidação da parceria entre as duas entidades públicas, o que certamente vai resultar no início de uma nova fase de projetos comuns ainda mais elaborados”.

A parceria também vai atuar em áreas de apoio ao acesso a contas de depósitos, poupança, previdência complementar, créditos e outros serviços financeiros para o público de baixa renda. O acordo CAIXA/BID prevê ainda eventual atuação em assistência técnica, revitalização de centros urbanos históricos e avaliação de riscos socioambientais, em temas como: economia de baixo carbono, mudanças climáticas, saneamento ambiental e industrial, transportes, energia e eficiência energética e mobilidade urbana. Também devem ser contemplados projetos na área de Educação e Esportes. Há previsão ainda de projetos para financiamentos estudantis, poupança universitária e poupança vinculada para estudantes (condicionada a programas sociais).

O documento assinado não implica compromisso financeiro entre o BID e a CAIXA, mas prevê a cooperação em projetos para diversas áreas como: apoio ao desenvolvimento do mercado financeiro de crédito imobiliário, desenvolvimento de mercados secundários de capitais, propostas de reforma institucional e regulamentação do setor.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira