Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/06/2012 - 09:36

Casa Ronald McDonald-RJ bate meta de uso sustentável de recursos naturais


Após obra de expansão da Instituição, consumo de água foi reduzido em 40% e de energia em 25%.

Há um mês de completar um ano de sua segunda expansão, que dobrou sua capacidade de atendimento de crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer, a Casa Ronald Mcdonald-RJ comemora as metas de uso sustentável de recursos naturais atingidas. Com as iniciativas verdes adotadas pela Casa, o consumo de água foi reduzido em 40% e o de energia elétrica em 25%, só nos últimos 11 meses.

A economia foi possível por meio de investimento em instalação de painéis de aquecimento solar e luzes acionadas por movimento. O sistema de chaves também passou a funcionar com cartões magnéticos, que controlam os gastos com aparelhos de ar condicionado e televisão. Foram trocados, ainda, os chuveiros dos apartamentos, que passaram a despejar 75% menos água que os equipamentos antigos. Além disso, as torneiras de abrir foram trocadas por outras de pressão e as válvulas de descarga ganharam duplo acionamento.

A instituição, que há 17 anos atua no combate ao câncer infanto juvenil, foi além da obra e iniciou um ainda um importante projeto educativo com hóspedes e familiares. “Todos os nossos funcionários e voluntários explicam para as famílias a importância do uso sustentável da água. A ideia é que essas pessoas possam voltar para casa adotando um novo hábito, e que multipliquem este conhecimento nas suas comunidades”, afirma Sonia Neves, Presidente da Casa Ronald McDonald-RJ.

A Casa Ronald McDonald do Rio de Janeiro foi a primeira na América Latina e tem o compromisso em oferecer uma "Casa longe de casa" para crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer, mais acompanhante, de outros estados e municípios, em tratamento no Rio de Janeiro. Desde a sua fundação em 1994, a Casa já recebeu mais de 2 mil pequenos pacientes e, só no ano passado, contou com 250 voluntários atuantes. A Casa Ronald McDonald oferece vários programas na área social e psicossocial, como o de distribuição de Bolsa de Alimentos e cursos profissionalizantes para as mães. Atualmente, são 405 voluntários que se dedicam em diversas atividades, desde tarefas administrativas e operacionais até aquelas de atendimento direto às crianças, adolescentes e seus acompanhantes.

A primeira Casa Ronald McDonald foi inaugurada em 1974, na Filadélfia, Estados Unidos, com o objetivo de ser uma casa de apoio ao tratamento do câncer infanto juvenil. A iniciativa ganhou abrangência mundial e hoje são mais de 310 Casas Ronald McDonald, espalhadas por 31 países e regiões.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira