Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/06/2012 - 09:36

Marriott e FAS marcam presença na Rio+20 com painel sobre projeto de REDD+

A rede norte-americana de hotéis patrocina projeto brasileiro desde 2008.

Rio de Janeiro - A rede de hotéis Marriott International e a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) marcaram presença na Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, com painel sobre projeto de REDD+ (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação) na reserva do Juma, no Amazonas. O encontro, que aconteceu no JW Marriott Rio de Janeiro, discutiu detalhes do projeto, que tem como objetivo conter o desmatamento e a emissão de gases de efeito estufa em uma região impactada pela pressão do uso da terra.

Nos últimos quatro anos, a rede Marriott vem contribuindo com US$ 2 milhões para o trabalho liderado pela FAS, que envolve cerca de 450 famílias no município de Novo Aripuanã (AM), para proteger 1,4 milhão de acres de floresta tropical – área que corresponde a uma vez e meia o tamanho da Suíça.

A partir do projeto socioambiental, as famílias da reserva passaram a receber uma recompensa direta por conservar a natureza, transformando-se em guardiãs da floresta. Enquanto os moradores aprendem como proteger a região, recebem serviços de educação e saúde.

Além dos benefícios climáticos esperados com a redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) do desmatamento, o projeto tem gerado diversos benefícios sociais e ambientais na área, por meio da aplicação dos recursos nos seguintes programas ou conjunto de atividades:. Fortalecimento da fiscalização e controle ambiental |.Geração de renda por meio de negócios sustentáveis|.Desenvolvimento comunitário, pesquisa científica e educação|. Pagamento por Serviços Ambientais – Programa Bolsa Floresta.

Na apresentação do estudo do caso, destacou-se que a implementação do projeto deverá resultar, até 2016, na contenção do desmatamento de 7.799 hectares de floresta tropical, correspondendo à emissão evitada de 3.611.723 toneladas de CO2 para a atmosfera.

O investimento realizado pela Marriott está orientado pela diretriz global da rede na filosofia “Espírito de Servir”, que prevê ações de responsabilidade social e ambiental, aplicada pela empresa nos locais onde estão localizados os hotéis. Para Mari Snyder, as ações projetadas pela rede têm a intenção de ir além das comunidades trabalhadas. “Adotando a filosofia ‘Espírito de Servir’, a Marriott também tem a preocupação de incentivar seus colaboradores a participarem ativamente em campanhas de responsabilidade social para o benefício de suas regiões", diz a vice-presidente de responsabilidade social para a Marriott International.

Marriott International é a maior rede de hotéis no mundo com mais de 3.400 propriedades de hospedagem em 68 países e territórios. Marriott Internacional opera e franquia hotéis sob as marcas Marriott, JW Marriott, The Ritz-Carlton, Renaissance, Residence Inn, Courtyard, TownePlace Suites, Fairfield Inn, SpringHill Suites e marcas da Bulgari. Desenvolvem e operam resorts e residências da Marriott Vacation Club, The Ritz-Carlton Destination Club, e Grand Residences by Marriott e gerenciam Marriott Executive Apartments e Marriott ExecuStay.

A base da rede é situada na cidade de Bethesda, Maryland, EUA, e no final de 2009 contava com aproximadamente 137.000 funcionários. A empresa é reconhecida pela revista Fortune como um das melhores empresas para trabalhar e pela revista Newsweek, como umas das maiores empresas sustentáveis na América. Em 2009, Marriott International gerou US$11 bilhões em vendas. [www.marriott.com].

Perfil - A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) é uma instituição sem fins lucrativos, não governamental e sem vínculos político-partidários, fundada no dia 20 de dezembro de 2007, por meio de uma parceria entre o Governo do Estado do Amazonas e o Banco Bradesco. A missão da FAS é promover o envolvimento sustentável, a conservação ambiental e melhoria da qualidade de vida das comunidades moradoras e usuárias das Unidades de Conservação (UCs) no Estado do Amazonas, em uma área de mais de 10 milhões de hectares, por meio da valorização dos serviços e produtos ambientais. A FAS tem como prioridade, implementar o Programa Bolsa Floresta (PBF), primeiro projeto do Brasil certificado internacionalmente para recompensar as populações tradicionais pela manutenção dos serviços ambientais prestados pelas florestas. Atualmente, o PBF já envolve 8 mil famílias, de 569 comunidades, totalizando mais de 35 mil pessoas beneficiadas. Mais informações pelo site da FAS e nas redes sociais Facebook e Twitter.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira