Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/06/2012 - 09:36

Petrobras reforça importância da diversidade e igualdade no Fórum de Mulheres Líderes da ONU

A presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, conclamou as mulheres gestoras a ficarem atentas ao combate ao preconceito, o fato que aconteceu no dia 19 de junho (quinta-feira), durante discurso no Fórum de Mulheres Líderes, promovido pela ONU na Conferencia Rio + 20. "A diversidade de gênero e raça nas empresas é indutora da criatividade e faz a diferença positiva frente à concorrência", afirmou.

A presidente da Petrobras ressaltou que, após 59 anos de existência da Companhia, foi eleita pelo Conselho de Administração e hoje é a primeira mulher a presidir uma das cinco maiores empresas de energia do mundo.

Em sua palestra, Graça Foster lembrou que um dos dez valores da Petrobras, definidos em seu Plano Estratégico 2020, é o respeito à diversidade humana e cultural, fundamentado em três princípios: combate à discriminação, promoção da igualdade de oportunidades e respeito às diferenças.

A executiva também destacou que a indústria do petróleo é naturalmente masculina. "Hoje, 84% da força de trabalho da Petrobras holding é constituída por homens e 16% por mulheres. A mudança é um processo lento, mas hoje há mais mulheres que homens nas universidades brasileiras e elas conseguem altos níveis de aprovação nas empresas", comentou.

A Petrobras é parceira oficial do Comitê Nacional de Organização da Rio +20 e participa, pela quarta vez, do Programa Pró-Equidade de Gênero, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) do Governo Federal. A Companhia também aderiu em 2010 aos Princípios do Empoderamento das Mulheres, documento da ONU que elenca sete princípios que fornecem às empresas orientações práticas para a promoção de igualdade de gênero no ambiente de trabalho, no mercado e na comunidade.

Do Fórum de Mulheres Lideres, realizado hoje e mediado por Dessima Williams, representante permanente de Granada para as Nações Unidas, participaram também a embaixadora global para Mulheres e Meninas da Commonwealth da Austrália, Penny Williams, o subsecretário-geral e diretor-executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) , Achim Steiner, e a chefe da Seção de Empoderamento Econômico da ONU Mulheres, Yassine Fall.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira