Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/06/2012 - 09:44

Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável termina com êxito


Segundo a presidenta Dilma Rousseff, Rio+20 deu um passo histórico em direção a um mundo mais justo.

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, foi encerrada, no dia 22 de junho (sexta-feira), pela presidente Dilma Rousseff e pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. No evento, que contou com a presença de autoridades internacionais e brasileiras, Dilma Rousseff ressaltou a relevância do documento que deve ser considerado “um passo histórico em direção a um mundo mais justo, equânime e próspero”.

- Manifesto meus agradecimentos em nome do Brasil aos chefes de estado e de governo que se deslocaram e auxiliaram de forma decidida na construção do consenso que hoje celebramos. O documento torna-se um marco no conjunto dos resultados das conferências das Nações Unidas ligadas ao desenvolvimento sustentável – disse.

A presidente afirmou ainda que o Brasil colocará U$ 6 milhões no fundo do programa das Nações Unidas Pnuma e investirá U$10 milhões no enfrentamento das mudanças climáticas na África.

- Trouxemos a erradicação da pobreza para o centro do debate, criamos os objetivos de desenvolvimento sustentável para dar foco e orientação, o foro de alto nível que instituímos coordenará os trabalhos da ONU. Vamos também desenvolver um indicador mais adequado do que o PIB para medir o desenvolvimento encorporando critérios sociais e ambientais, assumimos a importancia estratégica da biodiversidade marinha e vamos negociar um tratado específico para protegê-la. O Brasil, país emergente, fará a sua parte. Colocaremos US$ 6 milhões no fundo do Pnuma para países em desenvolvimento e contribuiremos com US$ 10 milhões para o enfrentamento das mudanças do clima nos países mais vulneráveis da África e pequenas Ilhas - disse.

Desde quarta-feira, chefes de Estado discutiram no Riocentro o futuro do planeta. A conferência, que ocorreu entre os dias 13 e 22, ratificou um documento final de 49 páginas, dividido em seis capítulos denominado O Futuro que Queremos. Para o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, a Rio+20 foi exitosa e levará a população mundial a um caminho sustentável no futuro.

- Temos 700 compromissos firmados que valem centenas, milhares de dólares para o desenvolvimento sustentável. Reconhecemos aqui no Rio de Janeiro os desafios e renovamos nossas metas. A Rio+20 nos deu uma plataforma sólida. O trabalho começa agora. Não podemos deixar nossos recursos escassos e poluir ecossistemas frágeis hipotecando nosso futuro – afirmou.

Antes da cerimônia, em coletiva de imprensa, a presidente Dilma Roussef falou sobre a realização da Rio +20 e a construçao do documento final da conferência.

- Um País como o Brasil, que recebeu a missão de organizar um evento que envolve mais de 160 países, é responsável por construir o consenso possível, e este consenso possível é um ponto de partida e não de chegada. Na conferência de Copenhagem não houve consenso. Todo o consenso é uma construção e o Brasil se orgulha muito de ter realizado a Rio+20, de ter conseguido realizar esta conferência de forma organizada e de assegurar a mais ampla participação de todas as conferências que já ocorreram, tanto no que se refere à discussão entre os países, como nos eventos paralelos - afirmou Dilma.| Julia Brito.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira