Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/06/2012 - 08:21

Solução para descarte de óleo da Eluma é atração na Construir Minas 2012

A sustentabilidade como um dos pilares da construção está cada vez mais em evidência. Há uma tendência mundial em adotar práticas e processos que possibilitam a economia de água, a busca de fontes renováveis e a substituição por materiais ecológicos nessas edificações.

Para despertar o interesse de engenheiros, construtores e projetistas para a importância dessa conscientização ambiental, a Eluma vai expor na Construir Minas 2012, feira internacional da construção, que acontece de 27 a 30 de junho, na Expominas, em Belo Horizonte o Sistema Hidráulico para Coleta e Descarte de Óleo de Cozinha. Essa solução possibilita o destino correto do óleo de cozinha usado e o aproveitamento do resíduo. Neste tipo de tubulação, o cobre é o material mais indicado por sua resistência às altas temperaturas e pela sua propriedade natural como bactericida, o que impede a contaminação e evita o mau odor nas instalações.

Essa solução ambiental ganhou o reconhecimento da Prefeitura de Belo Horizonte que premiou a Campo Empreendimentos Ltda por utilizar o sistema em edifícios residenciais. Na comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente no dia 05 de junho, a construtora recebeu o Selo BH Sustentável, entregue pela administração municipal aos empreendimentos participantes do Programa de Certificação em Sustentabilidade Ambiental da capital mineira.

Preservação dos recursos hídricos -O Sistema Hidráulico de Coleta e Descarte de Óleo de Cozinha, idealizado pela Eluma, Prolux Engenharia e Construtora Ecoesfera, contribui para evitar a contaminação da água, já que 90% dos consumidores brasileiros ainda têm o hábito de jogar óleo, proveniente de fritura e do preparo das refeições, em pias e vasos sanitários. Esse ato corriqueiro e “aparentemente inocente” nas residências causa um efeito devastador na natureza.

Para se ter uma dimensão do impacto, um litro de óleo despejado pela tubulação pode poluir cerca de 100m³ de água, o que chega a encarecer o tratamento hídrico em até 45%, além de agravar o efeito estufa, já que a decomposição de compostos orgânicos gera gás metano, que é mais agressivo do que o gás carbônico para o meio ambiente. Esse óleo viscoso e escuro também dificulta a passagem de luz na água e seu fluxo, retarda o crescimento vegetal, além de impedir a transferência do oxigênio para a água, o que prejudica a vida nesses ecossistemas.

Além de contribuir para a eliminação da poluição das redes de esgotos e, consequentemente dos mananciais, o sistema hidráulico com prumada de tubulação em cobre que está sendo utilizado nessas edificações também possibilita a reciclagem do óleo de cozinha coletado que pode ser transformado em sabão, detergente ou sabonete por ONGs ou empresas especializadas que recolhem e pagam pelo material descartado.

O objetivo dessa proposta é tornar os empreendimentos sustentáveis e, com isso, diminuir os custos de manutenção em instalações prediais e no sistema público de tratamento de água, além de gerar renda para o condomínio com a venda do óleo usado.

.[Construir Minas|Estande da Eluma: (Rua N/ Rua M – Ponta de Ilha), de 27 a 30 de junho| dias 28 e 29/06: 14h às 22h| 30/06: 13h às 21h, no Av. Amazonas, 6030, Bairro Gameleira – Belo Horizonte (MG)].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira