Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/07/2012 - 08:39

Whirlpool Latin America aposta em multiplicadores para difundir a sustentabilidade dentro da companhia

Equipe tem a função de inspirar colaboradores, promover e coordenar a implementação das metas anuais de sustentabilidade.

A Whirlpool Latin America, que atua no Brasil com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, sempre considerou seus colaboradores personagens essenciais na mudança para o desenvolvimento sustentável. A área de Sustentabilidade da companhia está sob a responsabilidade de um diretor e de uma equipe dedicada ao assunto em tempo integral, mas a gestão do tema é facilitada por um comitê formado por outros diretores, que se reúnem bimestralmente com essa equipe para discutir as ações relacionadas ao tema, além de um time de mais de 30 multiplicadores. Desde 2008, esse papel é desenvolvido por funcionários de todas as unidades da Whirlpool, que atuam em áreas diversas.

Isso porque todas as áreas da empresa têm metas relacionadas à sustentabilidade. “A missão dos multiplicadores é engajar suas equipes, divulgar boas práticas, identificar oportunidades e garantir que as metas anuais de sustentabilidade sejam cumpridas”, explica Yasmyn Medeiros, assistente de Logística da Whirlpool Latin America. Formada em Relações Internacionais, em 2011 ela mesma se ofereceu para ser multiplicadora justamente por acreditar na importância dessa tarefa. Sheila Amaral, da área de Segurança e Meio Ambiente, também tem orgulho de seu papel. “A função dos multiplicadores é fundamental e garante que todos caminhem em conjunto na direção em que a empresa quer chegar”, destaca.

Os multiplicadores também têm papel essencial na hora de levantar dados e definir a materialidade do Relatório de Sustentabilidade, que segue os moldes do Global Reporting Initiative (GRI). Para executar com sucesso todas essas atividades, anualmente essa equipe participa do Encontro de Multiplicadores, onde todos interagem e trocam experiências. Porém, ao longo de todo o ano, os multiplicadores têm o suporte da área de Sustentabilidade da organização e também de seus próprios gestores, já que todos na companhia possuem metas de sustentabilidade a disseminar e cumprir.

Na opinião de Vanderlei Niehues, gerente geral de Sustentabilidade da Whirlpool Latin America, o profissional que atua em sustentabilidade precisa ser mais do que um profissional técnico, mas sim um verdadeiro gestor. “Ele deve ter entender a empresa de modo aprofundado para inserir o tema na estratégia e agregar valor ao negócio”, explica. Luana Suzina, Analista Sênior de Sustentabilidade, acrescenta que esse profissional precisa, ainda, ser influenciador e ter curiosidade sobre os assuntos mais diversos, que incluem legislação, relações governamentais e finanças, por exemplo.

Os multiplicadores da Whirlpool antecipam uma tendência futura de diluição das áreas de sustentabilidade. “O ideal é ter uma área central de sustentabilidade que faça o resto crescer, e não crescer uma área central”, esclarece Vanderlei. Para ele, uma equipe exclusiva é fundamental para inserir o tema na organização como um todo, mas o que se espera é que seja cada vez mais comum um modelo como o dos multiplicadores, o qual contribui para que o pensamento sustentável seja, de fato, difundido em toda a organização.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira