Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/08/2012 - 08:24

Setor de resíduos sólidos no Brasil pode reduzir emissões de gases de efeito estufa em até 57 milhões de toneladas de CO2

O setor de resíduos sólidos é um dos segmentos que mais pode contribuir para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e tornar-se uma das menores fontes de emissões globais. É o que aponta um estudo financiado pelo governo Holandês e desenvolvido em parceria com a Abrelpe – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais e a NVRD - Associação Real Holandesa de Resíduos Sólidos sobre as emissões de CO2 emitidas pelo setor de resíduos no Brasil.

De acordo com o levantamento, se a reciclagem for intensificada e associada à implementação de tecnologias para recuperação de energia, é possível reduzir as emissões em até 57 milhões de toneladas de CO2, o que pode representar até US$ 1,71 bilhão, em 2030. “No atual cenário, em que a reciclagem é pouco representativa e as soluções para recuperação energética do lixo ainda são incipientes, o setor de resíduos sólidos no Brasil já contribui para uma redução de 16 milhões de toneladas de CO2”, observa Carlos Silva Filho, diretor executivo da ABRELPE.

No âmbito europeu, o estudo mostra que, no período de 1999 a 2007, o setor de resíduos sólidos conseguiu reduzir de 69 para 32 milhões de toneladas as emissões de carbono, volume que representa uma contribuição de 18% da meta de redução estabelecida no protocolo de Kyoto. Na Holanda, especificamente, a reciclagem é responsável pela redução de 2 milhões de toneladas de CO2 por ano e economia de 20 PJ de energia (consumo interno bruto total em Petajoule dividido por petróleo, gás, carvão, fontes renováveis, nuclear, outras fontes de energia).

“Trata-se de uma evolução alcançada a partir da regulamentação e investimentos na gestão de resíduos, que contempla desde a prevenção, minimização da geração de lixo, reuso, reciclagem à recuperação de energia”, explica Silva Filho.

O levantamento também faz uma projeção de que, sem uma política de resíduos e a intensificação da reciclagem, mais de 90% dos resíduos gerados continuarão sendo destinados para disposição no solo. De acordo com a previsão, uma regulamentação ativa e eficaz do setor permitirá um cenário melhor, com a destinação de pouco mais de 50% dos resíduos sólidos gerados a aterros, e alcançará uma situação próxima do ideal com a implementação intensificada de ações de reciclagem, resultando na recuperação/reutilização de quase 100% dos resíduos, com destaque para a geração de energia, a partir do lixo, que representaria 30% das iniciativas, e uma destinação apenas de rejeitos para aterros sanitários.

“Na vanguarda de outros setores, o de resíduos sólidos tem desempenhado uma série de ações no sentido de reduzir os impactos negativos sobre o meio ambiente, principalmente no tocante às emissões de gases que causam o aquecimento global”, observa o diretor executivo da Abrelpe.

Abrelpe (www.abrelpe.org.br): criada em 1976, a Abrelpe – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais é uma associação civil sem fins lucrativos, que congrega e representa as empresas que atuam nos serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.

Sua atuação está pautada dentro dos princípios da preservação ambiental e do desenvolvimento sustentável e seu objetivo principal é promover o desenvolvimento técnico-operacional do setor de resíduos sólidos no Brasil.

A entidade participou ativamente no Congresso Nacional para a aprovação e a regulamentação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e foi a pioneira na implantação de um programa de Logística Reversa de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE) em um município.

Comprometida para o equacionamento das demandas decorrentes da gestão de resíduos, a ABRELPE desenvolve parcerias com poder público, iniciativa privada e instituições acadêmicas e, por meio de campanhas, eventos e premiações, busca conscientizar a sociedade para a correta gestão dos resíduos.

No contexto internacional, a Abrelpe é a representante no Brasil da ISWA - International Solid Waste Association e Secretaria Regional para a América do Sul da IPLA (Parceria Internacional para desenvolvimento dos serviços de gestão de resíduos junto a autoridades locais) um programa reconhecido e mantido pela ONU, através da UNCRD .

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira