Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/08/2012 - 11:04

Programa RC de Reciclagem de Cartões anuncia próximos passos na Eco Business 2012

A iniciativa inaugura uma nova fase, onde a transformação dos cartões de PVC em bens duráveis para a área de decoração e promoção já faz parte de uma nova realidade.

São Paulo– O ‘Programa RC – reciclagem de cartão’ chega à Eco Business 2012, que acontece entre os dias 14 e 16 de agosto, em São Paulo, anunciando novos desdobramentos que prometem revolucionar os processos de reciclagem dos cartões de PVC (de crédito, débito, seguro-saúde, fidelidade, cartões-presentes, entre outros).

O programa é inédito no Brasil e tem por objetivo estimular o descarte seguro e correto de cartões pós-uso que, quando perdem sua validade ou se danificam vão para o lixo comum. Desde novembro de 2011, o programa já contabiliza o recolhimento de mais de 120 mil cartões, o que representa aproximadamente 600 kg de resíduos que provavelmente seriam descartados no meio ambiente.

Na Eco Business 2012, o Programa inicia uma nova fase. “Conseguimos desenvolver internamente uma placa reciclada altamente resistente e decorativa a partir de matérias-primas que antes não eram aproveitadas, tais como os chips e as tarjas magnéticas. Com essas placas podemos criar diversos produtos como porta copos, capa de cadernos e agendas, jogos americanos, quadros, tampo de mesa, enfim uma infinidade de objetos decorativos e funcionais observa o idealizador do programa, o empresário Renato Soares de Paula

Além deste passo, outro importante também já foi dado em maio deste ano. Foram instaladas em três Estações do Metrô de São Paulo, Unidades Coletoras de Cartão, a fim de disponibilizar para a população o descarte seguro e consciente dos cartões. No total cerca de quatro mil pessoas já depositaram seus cartões nas máquinas, o que representa o descarte de oito mil cartões. Segundo de Paula, este número ainda é pequeno perto do potencial das estações do Metrô, locais onde há a circulação de mais de quatro milhões de pessoas por dia.

“Acreditamos muito neste programa que atinge a cadeia de valor como um todo, desde o descarte até o reuso de cada peça que é triturada”, diz Flavia Goldenberg, consultora de Gestão de Sustentabilidade do programa. “Temos muito potencial uma vez que o PVC é um produto altamente durável e resistente”.

O Instituto do PVC, entidade que representa a união de todos os segmentos da cadeia produtiva do PVC, desde os fabricantes de matéria-prima até os recicladores, apoia a participação do Programa RC na Eco Business 2012. “Além do PVC ser o único plástico que não é totalmente originado do petróleo, já que 57% de seu peso têm como matéria-prima o sal marinho, ele é 100% reciclável e o Instituto apoia as iniciativas que incentivam a coleta seletiva e a reciclagem”, afirma Miguel Bahiense, presidente do Instituto do PVC.

Agregando Valor às Marcas - As estações coletoras também funcionam como um poderoso veículo de comunicação com o público, pois na parte de traz foram projetados painéis que orientam o consumidor ao mesmo tempo que divulgam as marcas das empresas patrocinadoras do programa. “Iniciativa que traz alto valor agregado às empresas, uma vez que elas têm seu nome vinculado a um programa de logística reversa consistente”, ressalta de Paula.

Além disso, as empresas que aderirem ao programa podem instalar as estações coletoras em shoppings, bancos, condomínios, escolas, espaços culturais, lojas, e assim por diante em diversas cidades brasileiras. Outro objetivo do programa é de crescer em todo o país e desenvolver as regiões. “Queremos que cada município que aderir ao programa possa desenvolver atividades e produtos com o resíduo coletado, gerando renda local, aumentando os postos de trabalho e engajando a população”, acrescenta Flavia.

O que é o Programa -O programa RC de Reciclagem de Cartões teve início em setembro de 2011 e seu principal objetivo é o de reciclar de maneira segura e correta os cartões de PVC (matéria-prima utilizada em cartões de crédito, fidelidade, crachás e credenciais para eventos etc).

As unidades coletoras cortam o cartão em pontos estratégicos inutilizando também chips e tarjas magnéticas. Esse material é recolhido, selecionado e enviado a uma indústria que tritura, derrete e transforma o PVC em novas placas. Este material retorna às indústrias fabricantes de cartões que confeccionam novos cartões e assim sucessivamente.

O acionamento da estação coletora é manual justamente para economizar energia elétrica e facilitar a instalação. Com isso, o programa pretende engajar o maior número possível de pessoas, estimulando o descarte seguro, já que muitas vezes seus dados estão contidos nas informações que estes cartões carregam, daí a importância de se investir em um sistema inovador como este.

Feiras e congressos, entre outros eventos do gênero, também fazem parte do Programa RC, já que hoje é possível reaproveitar a matéria-prima para produção de crachás e credenciais de uma feira para outra, mantendo a qualidade e as características desejadas pelos promotores de eventos. Além disso, os crachás podem ser transformados em materiais de sinalização, brindes e outros produtos promocionais.

Os cordões também são recicláveis e podem ser aproveitados após higienização. “O que poderia ser considerado uma despesa se transforma em receita, uma vez que a saída do evento, antes pouco explorada, se torna um novo espaço a ser comercializado com direito a patrocínio de empresas conectadas com os conceitos de sustentabilidade”, finaliza o empresário.

Muitos consumidores têm em suas casas cartões de seguro-saúde e de crédito vencidos, credenciais ou até mesmo cartões fidelidades de lojas que não são mais clientes e não sabem o que fazer com este material. O programa oferece uma oportunidade de descarte consciente, o que evita o envio deste material para os aterros. Além disso, economiza até 50% da energia gasta em sua produção.

R.S de Paula- Nascida há 15 anos, a R.S de Paula é uma indústria que confecciona cartões de PVC. Com uma capacidade de produção de um milhão de cartões por mês, a empresa produz cartões de seguro-saúde e fidelidade, além de etiquetas de bagagem, chaveiros, réguas, calendários e marcadores de página.

A tecnologia utilizada é a tradicional, porém a empresa está migrando para as tintas a base de água, UV e digital, mais ecológicas. [www.rsdepaula.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira