Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/08/2012 - 08:07

Grupo Ambipar investe €7 milhões na compra de um sistema de dragagem para minimizar os impactos ambientais

São Paulo - O intenso processo de urbanização no Brasil nas últimas décadas, aliado às alterações de uso do solo de desflorestação (remoção em larga escala de grandes porções de florestas), replantio de florestas originais em áreas que foram desmatadas, práticas agrícolas, exploração agropecuária e mineração, abrem caminho para processos erosivos e transporte de materiais orgânicos e inorgânicos, que são drenados até o depósito final nos leitos dos cursos d’água e dos lagos.

Sem a limpeza e drenagem desses locais de maneira adequada, as consequências podem ser devastadoras: aumento de elementos tóxicos no ecossistema aquático, diminuição do oxigênio disponível para os ciclos ecológicos da lagoa, redução do corpo de água e níveis significativos de assoreamento.

O Grupo Ambipar, empresa brasileira referência no mercado de gestão ambiental, acaba de investir 7 milhões de euros na aquisição de um equipamento altamente tecnológico e inovador que permite revitalizar grandes áreas, minimizando impactos ambientais e sociais.

Isso é possível, pois o novo equipamento conta com um sistema de bombas que retira o sedimento do fundo do corpo de água sem contaminá-la e sem impactos negativos. As maquinas são anfíbias, realizando o trabalho em solo, lodo e água.

Posteriormente o sedimento separado é enviado via tubulação para um segundo equipamento que permite a separação dos sólidos do sedimento da água de forma continua, com uma produtividade de até 400 m³/hora, possibilitando em varias casos o uso dos sólidos para diferentes finalidades.

A utilização do equipamento - segundo no mundo e desenvolvido sob encomenda – permite à Ambipar desenvolver projetos com o compromisso de oferecer, de forma inovadora e ambientalmente responsável, acompanhamento metodológico, mais segurança e resultados favoráveis à comunidade (moradores, comerciantes e redes sociais locais) e ao ecossistema social e natural do entorno vinculado ao projeto.

A partir da utilização da tecnologia, o processo é realizado visando evitar, no entorno da área tratada, impactos ambientais como:

. Estético: todos os equipamentos e processo tem um layout para evitar mudanças significativas na estética do entorno e do uso social e ecológico da mesma;

. Ruídos: o processo tem uma emissão de ruídos abaixo dos limites da legislação, evitando poluir o ecossistema natural e social do entorno;

.Emissões atmosféricas: o processo não gera emissões de gases, odores ou materiais particulados durante a operação de revitalização do local;

.Aquático: o processo tem um sistema especialmente desenvolvido para evitar gerar turbulência com o material mais fino dos sedimentos do fundo da área tratada, evitando assim o aumento de elementos tóxicos para o ecossistema aquático ou a diminuição do oxigênio disponível para os ciclos ecológicos. Além disso, não há a necessidade de diminuir o corpo de água do local, já que o processo é um sistema contínuo para o desassoreamento e tratamento dos lodos retirados do sedimento;

. Solo: Não é necessário ocupar áreas na região da lagoa para o tratamento e secagem dos lodos retirados do fundo da lagoa como demandam os sistemas tradicionais de revitalização de corpos de água. O processo ocupa uma área específica e não cria impactos ou mudanças no uso do solo do entorno social e ecológico da área a ser tratada.

Ambipar -Com atuação nos segmentos de Serviços e Meio Ambiente, Gerenciamento, Destinação e Disposição Final de Resíduos, Transportes, Logística e Distribuição, Energia e Gás por meio de empresas que atuam no Brasil e na América Latina, o Grupo Ambipar norteia as suas ações com base na sustentabilidade, garantindo a integridade do meio ambiente e preservando-o para as futuras gerações.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira