Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Empresa brasileira já usa madeira certificada

A Taedda, uma das empresas do Grupo Projeção, é pioneira no Brasil na produção de móveis com madeira ecologicamente correta. Todas as árvores utilizadas são originárias de reflorestamento e certificadas pela instituição mundial Forest Stewardship Council (FSC – Conselho de Manejo Florestal). Atualmente, os produtos da Taedda, localizada em Sengés, no Paraná, são exportados para a Europa. A previsão é de que as vendas no Brasil iniciem-se em breve.

A Taedda produz móveis para o mercado externo e, em breve, o doméstico. Com uma fábrica localizada no nordeste do Paraná, processa apenas madeiras certificadas, provenientes de sítios próprios de reflorestamento. As árvores utilizadas fazem parte da família das coníferas, são provenientes de reflorestamento e têm entre 25 e 35 anos. Além disso, são monitoradas constantemente. “O resultado é uma madeira lisa, prefeita, sem nós ou qualquer tipo de impureza – como nós, medulas e bolsas de resinas”, explica o gestor da Taedda, Roldo Goi.

De acordo com Goi, a técnica de construção segue um padrão avançado de marcenaria, em que as partes são encaixadas umas às outras. “O resultado é um móvel de madeira maciça, sólido, robusto e resistente”. O acabamento final é feito de acordo com técnicas sofisticadas de pintura, garantindo ampla gama de tons e cores, dando à peça uma aparência nobre. Todo o processo garante também que, com o passar do tempo a mobília não perca a beleza em decorrência do envelhecimento. “Muito pelo contrário, costumamos dizer que nossos móveis são como um bom whisky”, brinca.

A fábrica-piloto foi criada há dois anos, e está instalada na cidade de Sengés, no Paraná. Graças à boa aceitação do mercado europeu, planta com capacidade produtiva cinco vezes maior será construída na cidade vizinha de Jaguariaiva. De acordo com o gestor da Taedda, 100% da mão de obra empregada atualmente será aproveitada, quando a nova fábrica estiver pronta. “Os funcionários, que residem em Sengés, receberão transporte diário de ida e volta. De qualquer maneira, será necessário contratar mais gente”, conta.

“Toda madeira utilizada no processo é resultante de reflorestamento e está certificada pela instituição mundial Forest Stewardship Council (FSC)”, garante Goi. A certificação assegura a integridade da origem da madeira desde o corte da árvore até o produto final. O FSC é o único sistema de certificação independente que adota padrões ambientais internacionalmente aceitos. “Para a Taedda, a gestão responsável e sustentável dos recursos florestais é mais que um objetivo e um dever; é um compromisso com a natureza e com a vida”, afirma Goi.

A filosofia e a diversidade de produtos fez com que a Taedda respondesse às expectativas e necessidades dos seus clientes em diversas partes do mundo, principalmente em países como Portugal, França e Espanha. Os mercados do Reino Unido, Bélgica, Luxemburgo e Holanda estão sendo explorados. Os planos são para que, em breve, o mercado nacional também tenha acesso aos seus móveis.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira