Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Bricarbras é destaque em salão ambiental na França

O sistema ecologicamente adequado para a indústria de produção de carvão vegetal da empresa paranaense Bricarbras foi um dos projetos apresentados pela comitiva de cem empresas brasileiras que marcou presença no Salão Pollutec 2006 -- principal feira de tecnologias limpas e energias renováveis da França , realizado na última semana em Lyon.

Desenvolvido para produzir carvão vegetal a partir de madeira de reflorestamento e de biomassa, o sistema de fornos metálicos é um projeto inovador, eficaz e ecologicamente correto que apresenta inúmeras vantagens sobre o processo tradicional das carvoarias. Além de aproveitar melhor a matéria-prima -- seu rendimento é cerca de 50% superior ao dos fornos de alvenaria -- o processo produtivo tem como principal inovação o reaproveitamento dos gases gerados, que são canalizados para o interior de um queimador que realimenta o processo de carbonização.

O sistema -- que opera com temperaturas entre 1.000 a 1.100 graus -- queima integralmente os poluentes alcatrões e partículas pirolenhosas, emitindo apenas vapor d'água e gás carbônico. Gases limpos que são, em parte, direcionados para a estufa de secagem de lenha, reduzindo o consumo de energia. Para otimizar este processo, outro diferencial adotado pela empresa é um sistema de microondas, que acelera a secagem.

Além da maior eficiência do processo de carbonização da lenha, o controle da produção, totalmente informatizado, quebra um paradigma da indústria do setor, tradicionalmente baseada no extrativismo e com freqüente utilização de trabalho infantil e mesmo escravo. "Ao desenvolver estes fornos modernos e introduzir um sistema realmente mecanizado neste setor da economia, sem agredir o meio ambiente para obter matéria-prima, contribuímos inclusive para a fixação do produtor rural à terra, já que ele ganha uma nova oportunidade de renda com a comercialização da lenha de reflorestamento", explica Nelson Hübner Junior, gerente de Marketing da empresa, que esteve presente na comitiva brasileira.

A destacada participação paranaense no evento foi capitaneada pelo sistema Fiep e resultou em uma positiva troca de conhecimentos e contatos comerciais. A tecnologia e os próprios fornos desenvolvidos pela Bricarbras despertaram interesse de diversas empresas no Brasil e na Europa e alguns acordos comerciais já estão em fase adiantada de negociação. "Mais do que o lucro comercial, a disseminação desta tecnologia inédita é um importante avanço para a indústria de carvão, já que sua adoção transforma um sistema arcaico, perigoso e ofensivo ao meio-ambiente em um processo produtivo moderno, eficiente e ecologicamente correto", conclui.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira