Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/09/2012 - 06:21

Petrobras patrocina Festival do Rio 2012

Maior evento audiovisual da América Latina será aberto com a Première do filme Gonzaga - De Pai Para Filho, também patrocinado pela Companhia.

A partir desta quinta-feira (27/09) começa a 14ª edição do Festival do Rio. Até 11 de outubro serão exibidos mais de 400 filmes de 60 países em 40 pontos espalhados pela cidade, entre cinemas, arenas e praças da cidade. O festival, que tem o patrocínio da Petrobras desde 1999, começa com a Première do esperado longa "Gonzaga - De Pai Para Filho", de Breno Silveira, no Odeon Petrobras. Assim como o evento, o filme tem o patrocínio da Companhia através da seleção pública de projetos do Petrobras Cultural.

A partir do dia 28 o público poderá assistir às principais produções que foram destaque dos festivais de Cannes, Sundance, Veneza e Berlim. Só em 2011, o Festival atraiu cerca de 270 mil espectadores. Além das mostras já conhecidas - Panorama, Expectativa 2012, Première Brasil, Première Latina, Midnight, Midnight Terror, Midnight Música, Gay, Fronteiras, Dox, Filme Doc, Geração, Itinerários Únicos e Meio Ambiente -, a edição 2012 traz novidades. As mais recentes produções do cinema do Reino Unido poderão ser vistas no Foco Reino Unido - UK Brasil. Por conta do ano de Portugal no Brasil, o país também ganha destaque especial. Outra novidade é a mostra dedicada ao surf, com clássicos e inéditos sobre o esporte.

A edição 2012 presta ainda homenagem a grandes diretores como Alberto Cavalcanti, considerado o mais internacional dos diretores brasileiros e pouco exibido por aqui; John Carpenter, norte-americano e um dos mais influentes no cinema de terror e ficção científica; Manoel de Oliveira, um dos maiores cineastas portugueses, de 103 anos - atualmente o mais velho do mundo em atividade.

Além das exibições, o evento promove debates, oficinas e seminários, ações sociais e comunitárias e conta com a participação de convidados internacionais. Entre as estrelas confirmadas para a edição deste ano está o vencedor do Oscar por "O Reverso da Fortuna", o inglês Jeremy Irons, que desembarca no dia 6 de outubro no Rio para divulgar "Trashed", documentário ambiental produzido e narrado pelo ator, uma das atrações do Festival do Rio 2012. Antes dele, a dupla de diretores Jonathan Dayton e Valerie Faris - que fez sucesso com o filme "A Pequena Miss Sunshine" - chega à cidade no dia 26 de setembro para apresentar seu novo longa, "Ruby Sparks", comédia romântica que faz sucesso atualmente nos Estados Unidos, com os atores Paul Dano e Zoe Kazan.

A esses nomes juntam-se outros como os do diretor inglês Roland Joffé, que apresenta "Encontrarás Dragões: Segredos da Paixão (There be Dragons)", drama sobre a guerra civil espanhola com Rodrigo Santoro no elenco; e o francês Leos Carax, que dirigiu "Holy Motors", um dos sucessos do último Festival de Cannes. Já o diretor espanhol Fernando Trueba vai apresentar El Artista y la Modelo. A mostra "Imagens de Portugal" contará com a presença da diretora Teresa Villaverde (com "Cisne") e João Pedro Rodrigues, que chega ao Rio no dia 6 de outubro.

Maior patrocinadora da cultura brasileira e maior incentivadora do cinema nacional, a Petrobras foi uma das principais responsáveis pela retomada do cinema nacional na década de 90. Essa parceria começou em 1994, com Carlota Joaquina, e se firmou com o patrocínio a grandes produções nacionais como "O quatrilho", "Tieta", "O que é isso, companheiro?", "Se eu fosse você", "Tropa de elite", "Saneamento básico", "Meu nome não é Johnny", entre outros. Em 2011, a Petrobras comemorou a marca de mais de 500 longas-metragens patrocinados.

O incentivo a festivais de cinema, festivais de música e difusão de longa-metragem em salas de cinema tem como objetivo formar novas plateias e privilegiar espaços de fomento e circulação da produção nacional. Desde 2003, o Petrobras Cultural já destinou, através de seleções públicas, R$ 42 milhões para estas três áreas e contemplou 250 projetos. A Companhia patrocina mais de 20 festivais de cinema por ano em todas as regiões do país, estimulando a reflexão acerca do cinema nacional.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira