Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/09/2012 - 06:44

Pesquisa aponta inovações de Gestores de Unidades de Conservação para o desenvolvimento de áreas protegidas no Brasil

Os resultados iniciais do projeto “Motivação e Sucesso na Gestão de Unidades de Conservação”, realizado pelo IPÊ e ICMBio, foram conhecidos em evento na tarde do dia 25 de setembro, durante VII CBUC – Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, em Natal (RN).

O projeto realizou uma pesquisa inédita entre gestores de UCs de todo o Brasil para avaliar as iniciativas inovadoras na gestão dessas áreas utilizadas por profissionais nas suas atividades, seja em Capital Humano, Recursos Financeiros e Desenvolvimento Local. Durante um mês uma pesquisa online ficou no ar e foi respondida por 135 gestores de Parques Nacionais, Reservas, Florestas Nacionais e Reservas Extrativistas.

“Os gestores são criativos e esse projeto vem apoiar isso. Precisamos dessa inovação ao buscar soluções para a gestão das Unidades de Conservação, principalmente com relação à independência econômica e financeira das mesmas”, afirma Claudio Padua, vice presidente do IPÊ.

Com relação ao capital humano, a maioria dos entrevistados respondeu que a grande parte das iniciativas neste quesito estão relacionadas ao aumento do número de funcionários por meio de projetos, parcerias com ongs, municípios e outros setores do poder público.

“Voluntariado também foi apontado como uma das formas de aumentar o número de colaboradores nas UCs. É importante também notar que alguns gestores apontaram como uma das inovações o fato de otimizar o capital já existente, com capacitação e gestão de resultados”, afirma Rafael Chiaravalloti, do IPÊ.

Já sobre recursos financeiros, mais de 60% dos entrevistados afirmaram que suas iniciativas estão relacionadas a projetos já instituídos como o ARPA e Corredores Ecológicos. Multas também foram apontadas como uma forma de arrecadação, assim como turismo e Pagamento por Serviços Ambientais. A formação de mosaicos e corredores também foram apontadas como saídas para reforçar a área financeira de áreas protegidas.

Quando questionados sobre Desenvolvimento Local, menos da metade de quem respondeu à pesquisa (40,4%) afirmou desenvolver trabalhos nesse sentido. “Contratação de trabalhadores locais e Turismo de Base Comunitária são ações que vem despontando como inovações nas UCs”, complementa Rafael.

Olhar abrangente-A pesquisa identificou alguns dos principais pontos que ainda são desafios dos gestores das Unidades de Conservação, em especial nos desafios diários e de implementação de projetos. Entretanto, na opinião de Padua, para avançar na gestão dessas áreas protegidas, é fundamental “olhar para fora”. “É no entorno que residem os maiores desafios de uma UC. Tem que ter esse olhar para enfrentar não só as ameaças, mas enxergar as oportunidades”, apontou.

O proeto-A ideia da iniciativa “Motivação e Sucesso na Gestão de Unidades de Conservação” é reconhecer os trabalhos já desenvolvidos e aproveitar as inovações que diversos profissionais realizam nas unidades. Para isso, IPÊ e ICMBio lançaram a pesquisa citada a fim de mapear as iniciativas de gestão já existentes. Esta é a primeira de três fases do projeto, idealizado por um grupo de trabalho que também conta com a participação de Ministério do Meio Ambiente, Funbio, GIZ e da Fundação Gordon and Betty Moore (responsável pelo suporte financeiro da fase inicial).

Na segunda fase do projeto serão realizadas seleção e premiação de nove iniciativas de gestão nas Unidades de Conservação. A terceira fase será composta por sistematização dos mecanismos de sucesso, elaboração de um programa de capacitação e realização de seminário para divulgação dos resultados.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira