Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/10/2007 - 10:01

Conferência sobre mudanças climáticas discute impactos e ações para a América do Sul

Mesmo após anos de esforços de compreensão, o nível de conhecimento sobre os impactos das mudanças globais ainda é precário e incompleto. O último relatório do IPCC, divulgado no começo deste ano, trouxe a diminuição de incertezas quanto à origem e tendência de aumento da temperatura do planeta, além de indicações mais precisas de impactos do aquecimento global.

Novas questões começam a emergir a partir deste cenário traçado pelo IPCC. O tema será amplamente discutido na III Conferência Regional sobre Mudanças Globais: América do Sul, a ser realizada entre os dias 04 e 08 de novembro de 2007, em São Paulo. Durante o evento, serão mapeados os possíveis impactos do aquecimento global na América do Sul para este século e, ao mesmo tempo, pretende-se analisar e avaliar as ações (algumas já em curso) que possam tornar o processo de adaptação mais eficiente e com menor impacto social.

Especialistas e representantes das áreas acadêmica, governamental, privada e do terceiro setor participam do evento, procurando discutir os resultados dos estudos mais recentes e avançar em questões que envolvam o planejamento de ações adaptativas e mitigadoras. O envolvimento dos diversos atores da sociedade tem como intuito o entendimento e o estabelecimento de sinergias e parcerias que permitam a formulação de políticas públicas e a criação de soluções científicas, tecnológicas e comerciais sustentáveis para as possíveis mudanças climáticas.

A Conferência coordenada pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA), da USP, e pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) acontecerá no Bourboun Convention Ibirapuera. Para o evento foram aprovados 115 trabalhos científicos que serão apresentados na forma de poster.

Em paralelo às palestras e mesas redondas, haverá uma exposição de caráter tecnológico que tem por objetivo divulgar ações, produtos e/ou serviços que empresas, universidades, centros de pesquisa e organizações não-governamentais têm desenvolvido na para a mitigação, adaptação e busca de oportunidades frente às Mudanças Climáticas. Espera-se, também, que esta exposição promova a troca de experiências entre a academia, o setor privado e o terceiro setor, de forma a identificar potenciais sinergias e parcerias para o desenvolvimento e comercialização de novas soluções para o desafio das Mudanças Climáticas Globais. Outro benefício para os expositores participantes é a possibilidade de identificar recursos humanos na academia que poderão ser incorporados às empresas e organizações não-governamentais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira