Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/12/2012 - 07:47

Projeto Meros do Brasil dá início às expedições científicas pelos mares do sul do país

Com a chegada do verão, se aproxima também o momento propício para realizar expedições com mergulhos científicos, uma vez que a possibilidade de haver dias mais ensolarados e águas claras aumenta. Nesse aspecto a equipe do Projeto Meros do Brasil estará até o dia 07 de dezembro (sexta-feira) em expedição de mergulho científico fazendo a captura e marcação de meros entre o litoral centro-norte de Santa Catarina e o litoral Sul do Paraná.

O Projeto Meros do Brasil, que é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental, realiza o trabalho de pesquisa e conscientização para a conservação da espécie do mero (Epinephelus itajara) ao longo de todo litoral brasileiro. Os objetivos nessa expedição são de investigar a bioecologia do mero; acompanhar as agregações em busca de ampliar o conhecimento sobre a espécie e obter amostras para estudar a diversidade genética de populações de mero ao longo da costa brasileira.

A equipe de pesquisadores coordenada pelo oceanógrafo Áthila Bertoncini, conta com os profissionais: Jamile Beninca, Leonardo Bueno, Jonathas Alves, Thiago Souza e o acadêmico Marcus Vinícius.

Itinerário: A expedição partiu da cidade de Itajaí (SC), do cais do Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Sudeste e Sul – CEPSUL no dia 26 de Novembro. Após a reunião de planejamento final, adequou seu percurso conforme as condições oceanográficas encontradas, seguindo para o litoral sul do Paraná.

O roteiro da expedição consiste em navegar para o litoral centro-norte catarinense, visitando áreas já conhecidas como o Arquipélago dos Lobos, o Arquipélago dos Tamboretes, Arquipélago das Graças e a estrutura da Monobóia em São Francisco do Sul. No estado do Paraná, três importantes áreas serão visitadas, as balsas Espera Sete e Dianka e os recifes do Parque dos Meros.

Além dos mergulhos nos pontos-chave citados, a expedição pretende prospectar outras áreas, como naufrágios localizados entre SC e PR e as ilhas e parcéis (leito do mar de pouca profundidade) da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo.

Os parceiros envolvidos nessa expedição são: Projeto Meros do Brasil, Projeto Pró-Arribada, CEPSUL e Projeto Tamar.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira