Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/12/2012 - 06:30

"Flor-cadáver" no Inhotim


O auge da flor acontece nesta quinta feira [27/12].

A maior e mais mal cheirosa flor do mundo, a famosa "flor-cadáver", escolheu o Natal para abrir ao público do Jardim Botânico Inhotim. O desabrochar da planta demorou cerca de dois anos desde a sua última abertura, ocorrida em dezembro de 2010, quando atraiu milhares de pessoas ao Instituto.

Desde meados deste mês a planta despontava na estufa equatorial do Viveiro Educador. Agora a Amorphophallus titanum (Becc.) Becc. ex Arcang. atingou a marca de 1,63m e deverá ficar aberta por pelo menos mais dois dias.

Os visitantes do Inhotim podem conhecer a imensa flor, originária da ilha de Sumatra, na Indonésia, no parque ou pela internet. Seu odor característico, que já foi descrito como "uma mistura de açúcar-queimado com peixe-podre", atrai moscas e besouros, seus polinizadores. Foi a partir daí que surgiu o nome "flor-cadáver" (ou corpse-flower, em inglês).

A espécie Amorphophallus titanum foi descrita originalmente por Odoardo Beccari, em 1878, botânico do Jardim Botânico de Florença, que a encontrou no Ilha de Sumatra, Indonésia. Dez anos depois, a espécie floresceu no Jardim Botânico de Kew, na Inglaterra, maravilhando o ocidente com sua inflorescência peculiar.

O material que encontra-se florescendo no Inhotim foi obtido à partir de sementes enviadas pelo jardim botânico Marie Selby, na Flórida. [www.inhotim.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira