Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/10/2007 - 16:46

ONG lança campanha: Vá de trem! Preserve a Amazônia!

A organização não governamental Preserve Amazônia lança, durante o evento “Negócio nos Trilhos”, que ocorre até o dia 25 no Expocenter Norte, em São Paulo, a campanha “Vá de trem! Preserve a Amazônia!”.

O objetivo é promover o modal ferroviário como ferramenta para o desenvolvimento sustentável na Amazônia. “Em função das características locais, o transporte ferroviário é mais adequado que o rodoviário para a região amazônica. Além das vantagens econômicas, as ferrovias tornam mais eficiente o controle de acesso às reservas florestais, evitando o desmatamento, principal responsável pelas emissões de gás carbônico no país”, diz o presidente da organização, Marcos Mariani.

O presidente da ONG também destaca que as empresas que investirem no modal ferroviário podem vir a se beneficiar através da obtenção de créditos de carbono no mercado voluntário, a partir do desmatamento evitado. “Isso pode tornar o investimento ainda mais atraente”, destaca.

Rodovias e desmatamento - A construção de estradas na região amazônica não garante progresso nem desenvolvimento. O resultado das obras gera um impacto devastador no meio ambiente e o preço pago não eleva a qualidade de vida das populações que vivem na região.

De acordo com um estudo realizado pela Preserve Amazônia, na região próxima à BR 230 (Transamazônica) constata-se um aumento nas taxas de desmatamento na região próxima aos municípios de Uruará, Novo Repartimento e Altamira, todos no Pará. “Esta estrada foi aberta na década de 70 e permanece sem pavimentação, sendo a região caracterizada por desmatamentos tipo espinha de peixe, a partir da colonização feita na época da abertura. Mais recentemente, vem sendo bastante desmatada em função da procura de terras para a pecuária extensiva".

Os resultados demonstram uma tendência de crescimento nas taxas de desmatamento nesta região, com um valor máximo ocorrido no ano de 2004. “No ano de 2005 verificou-se uma queda nas taxas, levando as mesmas a níveis semelhantes ao ano de 2002”, informa o presidente da ONG, Marcos Mariani.

No município de Altamira houve um aumento expressivo na área desmatada entre 2000 e 2005, da ordem de 230%, enquanto os outros dois municípios do grupo tiveram um aumento próximo a 40% para o mesmo período. A situação se repete em levantamentos feitos na região das BRs 163 e 230.

Perfil da Preserve a Amazônia: é uma instituição associativa sem fins lucrativos, que tem como missão promover a consciência ambiental, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e para o equilíbrio climático, aliando o bem estar social à conservação da natureza | www.preserveamazonia.org

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira