Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/01/2013 - 12:13

Programa RC de Reciclagem de Cartões ganha três reforços importantes: Metrus, Seguros Unimed e Central Nacional Unimed

Empresas iniciam parcerias com o programa que é inédito em todo o mundo. A expectativa é levar a iniciativa a todo o Brasil.

São Paulo – O ‘Programa RC – reciclagem de cartão’ tem mais três importantes conquistas. No ar há pouco mais de um ano, o programa reforça parceria com Metrus (Instituto de Seguridade Social dos funcionários do Metrô de São Paulo), da Seguros Unimed e da Central Nacional Unimed (CNU).

Com isso, o programa amplia seus pontos de coleta. No início eram três, agora são oito pontos no total, na cidade de São Paulo. O programa RC tem coletoras instaladas nas estações Conceição, Sé, Paraíso e Consolação do Metrô, hall do Conjunto Nacional, e uma coletora em cada sede das três empresas. O Programa é inédito no mundo e, desde sua criação, já contabilizou o recolhimento de mais de 200 mil cartões, o que representa uma tonelada de resíduos que provavelmente seriam descartados no meio ambiente.

Mas, foi no Metrus que tudo começou em novembro de 2011. Na ocasião, o Programa RC conseguiu arrecadar um pouco mais de 11 mil cartões, alcançando um índice de coleta de 32%. Todo material recolhido foi transformado em novas carteirinhas de saúde recicladas e entregue para mais de trinta mil beneficiários (funcionários, dependentes e assistidos – aposentados) do Metrô de São Paulo. Como próximos passos, serão ampliados os pontos de coleta nas estações do Metrô, justamente para facilitar e estimular o descarte seguro e correto de metroviários e da população. “Fechamos o ciclo. Emitimos, coletamos e transformamos em novas carteirinhas recicladas para serem utilizadas”, conclui Fábio Mazzeo, diretor-presidente do Metrus.

Já na Seguros Unimed, a parceria marca o início da segunda fase do Programa Reciclo pertencente à empresa. O Reciclo é um projeto em que os clientes da companhia de seguros descartam suas carteirinhas do plano de saúde para reciclagem nas urnas enviadas pela própria empresa. O diferencial agora é que a empresa instalou algumas coletoras do Programa RC no hall térreo da matriz, em São Paulo e também está patrocinando duas delas em estações do Metrô de São Paulo, Paraíso e Consolação, levando à população a oportunidade do descarte consciente de cartões.

O material coletado será reaproveitado na confecção de novos cartões e de outros produtos, tais como capas de caderno, crachás e réguas. A manutenção do processo e o destino adequado dos resíduos serão de responsabilidade da R. S. de Paula. “Esta ação reflete o compromisso da Seguros Unimed com a sustentabilidade e o cuidado com as pessoas e o meio ambiente, vindo juntar-se a outros projetos como o Programa Atitude Sustentável, que estimula a redução do uso da energia e da impressão de papel na empresa. No ano passado, foram poupados na seguradora aproximadamente R$ 43 mil e 1,2 milhão de folhas de papel”, explica Denise Novaes de Lima, da área de Responsabilidade Social.

Em 2011, o Projeto Reciclo reciclou quase 14.000 carteirinhas. A iniciativa visa o descarte adequado e seguro dos cartões inutilizados, desde os cartões de seguro saúde da própria empresa até os de crédito, bancário, farmacêutico, entre outros, e integra os programas da seguradora voltados a minimizar impactos ambientais e conservar recursos naturais.

Por último, a Central Nacional Unimed (CNU) também acaba de firmar parceira com o Programa RC. Há três anos, a empresa recicla os cartões do plano de saúde que estão vencidos de seus clientes e também de seus próprios colaboradores. A novidade é que a partir de agora esses cartões serão direcionados ao Programa RC. Os departamentos de Recursos Humanos dos clientes da CNU serão responsáveis pelo recolhimento dos cartões e os encaminharão à operadora que repassará ao Programa.

A expectativa da Central Nacional Unimed é bastante positiva, já que a empresa tem mais de 1.2 milhão clientes em todo o Brasil. “Temos forte vínculo e responsabilidade ambiental em tudo o que realizamos. Nossa atividade não impacta diretamente o meio ambiente, exceto pelo destino dos cartões de plástico, agora solucionado ambientalmente com o Programa RC”, afirma Mohamad Akl, presidente da operadora.

“O diferencial do programa é que ele corta os cartões em pontos estratégicos, inutilizando-os de forma segura. Além disso, há um destino certo para que esses cartões retornem à indústria, pois há por traz do programa um fabricante, o que faz toda a diferença. Temos a expectativa de recolher mais do que já estamos fazendo, no entanto, dependemos do envolvimento dos RHs de nossos clientes. Ou seja, bater nossa última meta que foi o recolhimento de 200 mil /ano”, revela Rosimeire Gomes, coordenadora da área de Responsabilidade Social da Central Nacional Unimed. Ela ressalta ainda que, na sede da empresa em São Paulo, já está disponível uma unidade coletora do programa para estimular o descarte dos clientes e funcionários da companhia. “Temos uma Unidade Coletora em nosso escritório central. A ideia é engajar também nossos funcionários, já que esta ação deve ser uma iniciativa de todos”, diz.

Recordando-O Programa RC de Reciclagem de Cartões foi idealizado por Renato Soares de Paula, proprietário da R.S de Paula, empresa fabricante de cartões. A inciativa tem por objetivo estimular a reciclagem dos cartões crédito, débito, seguro-saúde, fidelidade, cartões-presente, entre outros que perderam a validade ou se danificaram e vão para o lixo comum.

Em agosto do ano passado, o programa iniciou uma nova fase. Foi possível desenvolver uma placa decorativa, a partir de cartões triturados juntos com materiais que antes não eram aproveitados, tais como os chips e as tarjas magnéticas. Com essas placas é possível criar diversos produtos como porta copos, capa de cadernos e agendas, jogos americanos, quadros, tampo de mesa, enfim uma infinidade de objetos decorativos e funcionais. Isto significa que hoje é perfeitamente viável reciclar 100% dos cartões, uma novidade para o setor.

Funcionamento-As unidades coletoras cortam o cartão em pontos estratégicos inutilizando também chips e tarjas magnéticas. Esse material recolhido é selecionado e triturado para garantir a perda total das informações. Parte dele é enviado a uma indústria que transforma o resíduo em novas placas prontas para serem transformadas em novos cartões ou outros produtos reciclados. O material que está misturado com chip, tarja magnética e outros polímeros, a R. S. de Paula desenvolveu placas decorativas utilizadas em cadernos, agendas, porta copos e outros objetos decorativos. Isso é uma novidade para o segmento.

O acionamento da estação coletora é manual justamente para economizar energia elétrica e facilitar a instalação. Feiras e congressos, entre outros eventos do gênero, também fazem parte do Programa RC, já que hoje é possível reaproveitar a matéria-prima para produção de crachás e credenciais de uma feira para outra, mantendo a qualidade e as características desejadas pelos promotores de eventos. Além disso, os crachás podem ser transformados em materiais de sinalização, brindes e outros produtos promocionais.

Os cordões também são recicláveis e podem ser aproveitados após higienização. “O que poderia ser considerado uma despesa se transforma em receita, uma vez que a saída do evento, antes pouco explorada, se torna um novo espaço a ser comercializado com direito a patrocínio de empresas conectadas com os conceitos de sustentabilidade”, finaliza o empresário.

Muitos consumidores têm em suas casas cartões de seguro-saúde e de crédito vencidos, credenciais ou até mesmo cartões fidelidades de lojas que não são mais clientes e não sabem o que fazer com este material. O programa oferece uma oportunidade de descarte consciente, o que evita o envio deste material para os aterros. Além disso, existe uma economia significativa da energia gasta em sua produção.

R.S de Paula-Nascida há 15 anos, a R.S de Paula é uma indústria que confecciona cartões de PVC. Com uma capacidade de produção de um milhão de cartões por mês, a empresa produz cartões de seguro-saúde e fidelidade, além de etiquetas de bagagem, chaveiros, réguas, calendários e marcadores de página. A tecnologia utilizada é a tradicional, porém gradativamente a empresa está migrando para as tintas a base de água, UV e digital, mais ecológicas. [www.rsdepaula.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira