Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/02/2013 - 06:44

Carnaval de Salvador terá monitoramento da qualidade do ar e compensação de das emissões de gases do efeito estufa

O projeto é uma realização da Braskem em parceria com a Cetrel e Instituto Fábrica de Florestas, com apoio da Secretaria da Cidade Sustentável/Prefeitura de Salvador.

O Carnaval de Salvador terá monitoramento da qualidade do ar nos circuitos Dodô e Osmar. O projeto piloto é uma parceria da Braskem com a Secretaria da Cidade Sustentável da Prefeitura de Salvador e a Cetrel, empresa de soluções ambiental. Duas estações vão monitorar a qualidade do ar até o dia 13 de fevereiro nos dois principais circuitos e as informações serão disponibilizadas online para a população pelos sites [www.cetrel.com.br e www.inema.ba.gov.br]. O projeto prevê também a compensação das emissões aferidas com o plantio de árvores na Região Metropolitana de Salvador.

O monitoramento do Carnaval representa um investimento inicial de R$ 80 mil, mais os custos referentes à compensação que será feita com o plantio de árvores e sua manutenção. Para avaliar as emissões, será levado em consideração o tipo de combustível utilizado, tipos e quantidade de veículos e a quilometragem média rodada. A isso, soma-se o resultado do monitoramento geral do ar no Campo Grande e na Ondina, dado por equipamentos próprios de medição da Cetrel.

Esses dados serão a base para o cálculo da quantidade necessária de árvores para a compensação da pegada de carbono do Carnaval. Em média, para cada tonelada de GEE (Gases do Efeito Estufa) contabilizada serão plantadas seis mudas de árvores, que ocupam aproximadamente 36 m2. Isso significa que, para cada hectare de área “transformada” em floresta, com aproximadamente 1,6 mil mudas, serão absorvidos cerca de 185 toneladas de CO2 equivalente da atmosfera. O plantio e manutenção serão de responsabilidade do Instituto Fábrica de Florestas.

“Essa iniciativa reforça o compromisso de responsabilidade socioambiental da Braskem e da Cetrel com a compensação das emissões atrelada aos resultados do monitoramento”, afirma Emmanuel Lacerda, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia.

A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. Com 36 plantas industriais distribuídas pelo Brasil, Estados Unidos e Alemanha, a empresa produz anualmente mais de 16 milhões de toneladas de resinas termoplásticas e outros produtos petroquímicos. Com a inauguração de sua fábrica de polietileno derivado de etanol de cana-de-açúcar, com capacidade anual de 200 mil toneladas, tornou-se a maior produtora de biopolímeros do mundo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira