Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/03/2013 - 08:35

Autoridades de Moçambique visitam o Brasil para conhecer o sistema de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas

Representantes do inpEV receberão visitantes para compartilhar a experiência e benefícios do Sistema Campo Limp.o

Entre os dias 03 e 08 de março, o inpEV – instituto que representa a indústria fabricante de defensivos agrícolas para a destinação das embalagens vazias de seus produtos -, receberá uma comitiva de autoridades moçambicanas ligadas à indústria de defensivos agrícolas, meio ambiente e agricultura. O objetivo da visita é entender o funcionamento do Sistema Campo Limpo (logística reversa das embalagens vazias de defensivos agrícolas) e os motivos que o tornaram referência mundial em gestão pós-consumo desse tipo de material

Os visitantes conhecerão o fluxo desse sistema, desde a entrada das embalagens vazias nas unidades de recebimento até a destinação final (reciclagem e incineração), focando no papel do inpEV, que atua como núcleo de inteligência dessa operação logística. O primeiro local a ser visitado será a central de recebimento de embalagens vazias de Francisco Beltrão (PR). Lá serão apresentados procedimentos como a devolução e o recebimento de embalagens lavadas e não lavadas, inspeção e classificação do material, emissão de comprovante de devolução, separação das embalagens por tipo (COEX, PEAD MONO, metálica, papelão), compactação e a emissão de ordem de coleta para que o instituto providencie o transporte ao destino final. Além disso, também estudarão o funcionamento dos recebimentos itinerantes, ação que consiste no recebimento temporário de embalagens vazias em locais próximos às propriedades rurais como forma de promover uma alternativa de devolução destes resíduos pós-consumo ao sistema.

As autoridades ainda passarão por uma central em Rondonópolis (MT) e, por fim, irão a Taubaté para conhecer a Campo Limpo Reciclagem e Transformação de Plásticos S.A. Idealizada pelo inpEV, a fábrica, que opera de acordo com os conceitos de ecoeficiência e atua como um centro de desenvolvimento de novas tecnologias voltadas à reciclagem, tem como objetivo fechar o ciclo de vida das embalagens de defensivos agrícolas pós-consumo e promover a autossuficiência do Sistema Campo Limpo.

A apresentação sobre a gestão e as práticas do Sistema Campo Limpo será realizada pelo diretor-presidente do instituto, João Cesar M. Rando. Segundo Rando, é gratificante a oportunidade de compartilhar a experiência e conhecimento na gestão de resíduos pós-consumo com outros setores e, com isso, beneficiar o meio ambiente. E ainda completa: “Os desafios para combinar o desenvolvimento da agricultura à conservação ambiental são muitos. Porém, o crescente desempenho do sistema aponta que o caminho é correto. A expectativa é destinar de forma ambientalmente adequada 40 mil toneladas de embalagens em 2013. Em 2012 foram 37.390 mil toneladas”.

Entre as autoridades presentes estão Khalid Cassam, Coordenador Nacional do Projeto de Eliminação de Pesticidas Obsoletos em Moçambique (POPs), Mahomed Rafik Vala, Director Nacional dos Serviços Agrários, Daude Mahomede, Diretor de Meio Ambiente da Agência de Controle de Qualidade do Ministério Para Coordenação Da Ação Ambiental (Micoa), Alexandre Pelembe, Representante da Indústria de Defensivos Agrícolas e Richard Thompson, Técnico Oficial do Grupo de Pesticidas de Redução de Risco da Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas.

O inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, é uma entidade sem fins lucrativos criada pela indústria fabricante de agrotóxicos para realizar a gestão pós-consumo das embalagens vazias de seus produtos de acordo com a Lei Federal nº 9.974/2000 e o Decreto Federal nº 4.074/2002. A legislação atribui a cada elo da cadeia (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) responsabilidades compartilhadas que possibilitam o funcionamento do Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos).

O instituto foi fundado em 14 de dezembro de 2001 e entrou em funcionamento em março de 2002. Atualmente, possui 96 empresas e dez entidades em seu quadro associativo. [www.inpev.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira