Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/03/2013 - 07:02

AESAS indica remediação e recuperação como soluções possíveis para áreas contaminadas

Segundo a Associação, diversas empresas oferecem tecnologia segura e eficaz para tratar passivos ambientais, como a região supostamente contaminada com gás metano em São Paulo.

São Paulo – Recentes notícias divulgadas destacam que moradores sem teto ocuparam um antigo aterro clandestino, localizado na Zona Norte de São Paulo, supostamente contaminado por metano. É fato que a expansão dos centros urbanos - onde antigas regiões industriais passaram a ser utilizadas para moradias - traz à tona os cuidados que devem ser tomados na correta identificação e tratamento de eventuais passivos ambientais.

“Para a construção e ocupação de uma área é necessário obter o licenciamento ambiental da mesma, e havendo contaminação, o responsável pelo local é obrigado a saná-la”, afirma Giovanna Setti, presidente da AESAS – Associação Brasileira das Empresas de Consultoria e Engenharia Ambiental. Giovanna acrescenta que não existe qualquer impedimento para a mudança de uso de uma determinada área, desde que seja feita a correta investigação ambiental, remediação ou plano de recuperação. Entretanto, para a contratação deste serviço é preciso se cercar de empresas que atuem com transparência, segurança e confiança em todo o processo. Tendo em vista que os projetos realizados devem seguir as orientações preconizadas pelos órgãos de fiscalização correspondentes, como o ‘Manual de Gerenciamento de Áreas Contaminadas’ (CETESB, 2001) e o documento ‘Procedimento para Gerenciamento de áreas contaminadas’ (2007).

Cada caso de remediação e recuperação é um caso, mas avanços recentes têm envolvido a aplicação de agentes de tratamento, químico ou biológico, que, injetados no solo, promovem a remediação in situ. Também é possível tratar a água, isolar a área, recolher e incinerar parte do terreno.

Sabemos que a questão ambiental é um dos pontos-chave do crescimento sustentável da economia, sendo acompanhada e vigiada pela sociedade como um todo, assim, nós, da AESAS, temos uma clara preocupação em informar a todos sobre as soluções que contemplam a sustentabilidade de forma abrangente para assegurar o desenvolvimento de maneira transparente, segura e confiável.

Perfil da AESAS - Fundada em 18 de abril de 2002, a AESAS - Associação Brasileira das Empresas de Consultoria e Engenharia Ambiental – trabalha para a consolidação e fortalecimento do segmento, atuando de forma eficaz por meio de parcerias junto a órgãos ambientais, entidades do governo, indústrias e universidades. A instituição, que conta com 13 Associados espalhados pelos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, e com a APEMETA - Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais como parceiro internacional, realiza reuniões mensais com seus associados com o objetivo de trocar experiências e firmar posição do segmento em temas como: atuação das agências Ambientais e do Ministério Público, ética das empresas do setor, atuação de empresas e consultores estrangeiros no país, e credenciamento de empresas de apoio ao setor (sondagem, laboratórios e equipamentos). A entidade também promove cursos, palestras e seminários, com destaque para o Seminário Anual de Políticas de Gestão da Qualidade do Solo e das Águas Subterrâneas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira