Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/10/2007 - 10:50

CPB ajuda a salvar seis espécies de primatas em risco de extinção

O Centro de Proteção de Primatas Brasileiros (CPB), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, que tem sede em João Pessoa (PB), desenvolve quase trinta estudos científicos. Os estudos estão divididos em seis grandes projetos de pesquisa para a conservação de seis das dez espécies de primatas brasileiros, consideradas criticamente em perigo de extinção pela UICN (União Internacional de Conservação da Natureza).

Os projetos desenvolvidos pelo CPB são Guigó, Ululata, Kaapori, Cebus, Primatas do São Francisco e Medicina da Conservação. As espécies atendidas pelos projetos são endêmicas nas regiões Norte e Nordeste e eram praticamente desconhecidas para a ciência. Até 2003, os conhecimentos disponíveis sequer permitiam definir medidas de proteção.

O CPB dispõe ainda de um banco de material biológico que conta atualmente com 195 exemplares de amostras de 18 espécies de primatas brasileiros, oriundos de diversas localidades brasileiras, credenciado pelo CGEN em 2005. O banco subsidia os estudos em genética, clínica e patologia realizados pelos técnicos do centro.

O CPB também dá assistência especializada ao Ibama, auxiliando o trabalho dos Centros de Triagem de Animais Silvestre (Cetas) que inclui identificação, exames clínicos e laboratoriais, o atendimento à distância através de imagens fotográficas enviadas eletronicamente, além do esclarecimento de dúvidas sobre conduta clínica, dieta, e outras informações para o manejo de primatas em cativeiro.

O apoio ao Ibama inclui também o estudo para solução de conflitos entre populações humanas e populações de macacos-prego e de situações de espécies ameaçadas por outras espécies invasoras.

O Centro de Proteção de Primatas Brasileiros foi criado em 18 de outubro de 2001 e, desde então, desenvolve pesquisas e ações aplicadas à conservação da fauna primatológica brasileira, com ênfase nas espécies ameaçadas; monitora e pesquisa a ocorrência de zoonoses e epizootias em populações selvagens e cativas de primatas no Brasil; presta informações sobre os primatas brasileiros, difundindo conhecimento qualificado sobre sua biologia, conservação e manejo; e apóia tecnicamente as unidades do Instituto Chico Mendes em todas as situações que requeiram assistência especializada no manejo de primatas.

O centro possui uma equipe qualificada, infra-estrutura moderna, sede própria e um completo aparato difusor de imagens e informações na área da primatologia, o que o credencia como um centro de referência na pesquisa com primatas aplicada à conservação.

Em 2005, o órgão foi o principal organizador do workshop que serviu de base para criação do Comitê Internacional para Conservação e Manejo dos Primatas Amazônicos e, em 2003, organizou, com outras instituições, o III Simpósio sobre Micos-Leões, em Teresópolis (RJ). | Por: AGBio

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira