Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/10/2007 - 10:51

Tratamento de esgoto: vantagens econômicas e para o meio ambiente

A adoção de sistemas compactos de tratamento de esgoto sanitário contribui para a saúde pública, preservação e reúso da água e traz como vantagem o rápido retorno do investimento, que pode ocorrer num prazo de até 12 meses após a implantação.

Com a Lei do Saneamento Básico (11.445/2007), sancionada em janeiro desse ano e que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico; com a previsão de investimentos em saneamento de R$ 40 bilhões, até 2010, conforme o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC); e pela proximidade do Ano Internacional do Saneamento, data fixada pela Assembléia Geral das Organizações das Nações Unidas (ONU) para 2008, espera-se que o Brasil melhore o quadro atual de déficit de domicílios atendidos com rede de tratamento de esgoto adequado, contribuindo assim para diminuir o despejo “in natura” no solo, rios, córregos e nascentes, que além de degradar o meio ambiente causa prejuízos à saúde pública - seja por disseminar doenças através do contato direto com a água contaminada e seus dejetos ou por proliferar vetores (ratos, baratas, mosquitos, entre outros).

De acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em todo o Brasil, apenas 48,5% dos domicílios dispunham, em 2006, de esgotamento sanitário através de rede coletora e 22,1% utilizavam fossa séptica, indicando inadequação clara ou inexistência do esgotamento sanitário nos restantes dos 29,4% dos domicílios. Por conta deste quadro, ações de saneamento estão entre as prioridades do PAC. A meta do programa é ampliar em 7,3 milhões os domicílios atendidos com rede de tratamento de esgoto.

Soluções customizadas - Muitos empreendimentos residenciais, comerciais e industriais já perceberam as vantagens e os benefícios de se investir em soluções tecnológicas capazes de reduzir, tratar, transformar e reaproveitar o esgoto sanitário – aquele gerado pelo ser humano em cozinhas, banheiros e lavanderias, por exemplo. A garantia, confiabilidade de eficiência e qualidade de seus Sistemas Compactos de Tratamento de Esgoto Sanitário tornaram a Mizumo, que pertence ao Grupo Jacto, uma referência neste segmento. A empresa está apta a atender sistemas públicos de tratamento local destinados a bairros, vilas e povoados rurais, além de concessionárias de serviços de saneamento ambiental e empresas privadas.

Isto porque a Mizumo possui flexibilidade industrial para produzir sistemas compactos de tratamento de esgoto sanitário feitos exatamente de acordo com as necessidades dos clientes e conforme a destinação que se pretende dar à água tratada. “A customização é feita por engenheiros e técnicos capacitados, que realizam um atendimento personalizado e exclusivo para cada caso, propondo um estudo para implantação, layout e orçamento do sistema”, explica Giovani Toledo, Gestor da Unidade de Negócios Mizumo. O padrão de produção da empresa permite fabricação e instalação rápidas. “Num prazo de 30 dias, em média, a solução já pode entrar em operação no local desejado”, revela.

Para obter um projeto eficiente, no dimensionamento do sistema personalizado são considerados: a caracterização da origem do esgoto gerado e sua vazão diária; a definição do destino final do efluente tratado; a identificação de pico de vazão horária; a área de implantação e local de acesso; o perfil hidráulico da rede de esgoto para definição da cota do sistema Mizumo ou da necessidade de implantação de sistemas elevatórios; entre outros itens.

Economia e rápido retorno do investimento - Além de trazer qualidade, diferenciação e competitividade, o sistema Mizumo torna-se um investimento vantajoso para os clientes. Pode atender desde quatro usuários de uma residência até milhares de usuários por módulo e permite instalação abaixo do nível do solo ou acima do mesmo – opção mais adotada por clientes que querem um diferencial ecológico para o empreendimento ou mostrar seus investimentos feitos em saneamento básico.

A economia de água que os produtos Mizumo geram proporciona rápido retorno do investimento. Para se ter uma idéia, em empreendimentos comerciais e industriais localizados em regiões metropolitanas, este retorno pode ocorrer num prazo de até 12 meses após sua implantação. Por ser customizado e modular, o sistema pode ser ampliado a qualquer tempo ou ser transferido para outro local, conforme a necessidade do empreendimento.

A relação custo-benefício do sistema Mizumo é a melhor do mercado e o custo operacional dos produtos são os menores, se comparado a outras tecnologias de tratamento de esgoto sanitário disponíveis atualmente. “A adoção de sistemas compactos está acessível. A Mizumo, para facilitar a compra, oferece várias formas de pagamento, entre elas, financiamento próprio, pagamento programado, Finame (financiamento pelo BNDES), Cartão BNDES ou Leasing”, destaca Toledo.

Assistência Técnica própria: tranqüilidade no pós-venda - A Mizumo oferece garantia do tanque que compõe o Sistema Compacto de Tratamento de Esgoto Sanitário Mizumo (de 10 anos); e a Garantia de Performance, ou seja, da eficiência do tratamento biológico de esgoto superior a 90% de remoção de DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio) - quantidade de oxigênio consumido para estabilizar bioquimicamente o material orgânico biodegradável contido no esgoto, que resulta numa água desinfetada, com redução de nitrogênio e fósforo e com índice de qualidade que possibilita o reúso ou retorno à natureza.

Intrínseco à garantia e com o objetivo de satisfazer o cliente no pós-venda, a empresa mantém o serviço de Assistência Técnica e Manutenção Preventiva Mizumo, com equipe própria, cuja proposta é oferecer, em um curto espaço de tempo, a solução mais eficiente para cada caso. A Mizumo mantém bases de atendimento em Alphaville (SP), Pompéia (SP) e Manaus (AM), com profissionais técnicos volantes que atendem clientes localizados no entorno destas cidades. Para clientes com sede em regiões mais distantes, a empresa estabelece o serviço de Manutenção Preventiva, com visitas pré-agendadas no momento da aquisição do Sistema Mizumo.

Os Sistemas Compactos de Tratamento de Esgoto Sanitário Mizumo possuem diferentes tamanhos, capacidades de tratamento e volume de vazão. Todas as linhas seguem os padrões das normas técnicas vigentes, entre as quais, NBR 7.229/93 (que versa sobre o projeto completo – memoriais de cálculo e desenhos – do Tanque Séptico), NBR 13.969/97 (dispõe sobre o Sistema de Tratamento Complementar e Disposição Final de Efluentes), ambas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), e a Certificação ISO 14.000 - pré-requisito para empresas exportadoras. Além disso, atendem às exigências da resolução nº 357/05, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente.

Perfil Mizumo - Criada em 2001, a Mizumo tem como propósito melhorar o ambiente em que vivemos e prover soluções tecnológicas que possam reduzir, tratar, transformar e reaproveitar efluentes. É referência em sistemas compactos de tratamento de esgoto sanitário e diferencia-se por oferecer soluções ambientais customizadas, que integram produtos, serviços e tecnologia, adequadas a cada tipo de cliente.

Seu parque fabril está instalado num terreno de 10 mil m2, com área construída equivalente a 5 mil m2, localizado em Pompéia, cidade do interior de São Paulo. Conta com cerca de 60 funcionários diretos, além dos departamentos de apoio corporativos, e prioriza o crescimento sustentado, com investimentos feitos somente com recursos próprios. Em 2007, investirá na aquisição de novos equipamentos tecnológicos, pesquisa e desenvolvimento visando aumentar o portifólio de produtos e serviços, implantação do SAP (ferramenta de gestão integrada), estruturação de assistência técnica própria, ações de marketing e implantação da certificação ISO ISO 9001:2000. Para este ano, a expectativa é de que o faturamento registre um crescimento 25% superior ao atingido em 2006.

A Mizumo é uma divisão de negócios do Grupo Jacto, fundado em 1948 e composto por empresas que atuam nos ramos agrícola, de transporte, equipamentos para limpeza (alta pressão), transformação de plástico, ferramentaria, fundição, veículos elétricos e meio ambiente. O grupo é 100% nacional, porém reconhecido mundialmente pela sua solidez e por promover o desenvolvimento sustentável em todos os seus setores de atuação. | Site: www.mizumo.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira