Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/03/2013 - 07:35

É lançada parceria intersetorial para ampliar a reciclagem

E fortalecer o desenvolvimento comunitário no Rio de Janeiro. A iniciativa tem o objetivo de reduzir riscos socioambientais da comunidade por meio da promoção da coleta seletiva, reciclagem, mobilização comunitária e da educação.

Rio de Janeiro - A BRF, via Instituto BRF, e o CEDAPS, em nome do Grupo de Trabalho do Reciclação, anuncia o lançamento do Projeto ReciclAção, iniciativa com foco na reciclagem de resíduos, prioritariamente embalagens longa vida, PET e latas. O objetivo é contribuir com a erradicação dos riscos socioambientais da comunidade por meio da promoção da coleta seletiva, reciclagem, mobilização comunitária e da educação. A ação é fruto de uma parceria entre organizações comunitárias, empresas e órgãos públicos. O lançamento oficial será no próximo dia 23, com a inauguração da Estação de Coleta, na Comunidade dos Prazeres (Santa Teresa), no Rio de Janeiro. As crianças e jovens serão incentivados a participar de uma gincana, antes do lançamento, para levantar materiais recicláveis para a Estação de Coleta.

O ReciclAção propõe a criação de um ciclo autossustentável de desenvolvimento comunitário, a partir de um trabalho intersetorial. O material reciclável entregue na Estação de Coleta será comprado pelas recicladoras parceiras do projeto. Toda a receita gerada será utilizada para manter a operação do projeto, reduzindo o lixo na comunidade e também organizando mutirões para melhorar a infraestrutura do bairro, como a criação de praças e campinhos, além de ações de educação ambiental.

“Mais do que um projeto de coleta seletiva, o ReciclAção é um programa de apoio ao desenvolvimento local. Os chamados agentes comunitários de reciclagem são os responsáveis pela estação de coleta, e implementam as atividades do dia-a-dia a partir das diretrizes acordadas pelo Grupo de Trabalho responsável pelo projeto, que é composto por empresas privadas e públicas e também por organizações da sociedade civil e comunitárias”, explica Luciana Lanzoni, diretora-executiva do Instituto BRF.

Para Kátia Edmundo, diretora-executiva do CEDAPS, “o ReciclAção promove um ciclo produtivo e colaborativo no morro dos Prazeres, no qual diferentes pessoas e organizações se conectam gerando sustentabilidade ambiental e econômica. O projeto fortalece a comunidade a partir de seus próprios recursos e parcerias. Transforma um grave problema em parte da solução local. Um processo de construção coletiva em que nasce uma experiência inspiradora a ser disseminada”.

O Grupo de Trabalho do Reciclação é composto por: Instituo BRF, BRF, CEDAPS, Comlurb, Equilíbrio Sustentável, Galera.com, Grupo PROA, latasa, Recicoleta/Tetra Pak. O projeto ainda conta com o importante apoio e parceria do Instituto Pereira Passos/UPP Social, SEA/INEA, Seconserva e SMAC/CRS.

Perfil - O Instituto BRF foi fundado em março de 2012, com o objetivo de coordenar a gestão do investimento social da BRF em parceria com a própria companhia, para a promoção do desenvolvimento das comunidades das quais a BRF faz parte. O investimento social da BRF é realizado a partir de quatro frentes: Terceiro Setor, Politicas Públicas, Redes Intersetoriais e Empreendedorismo e Empregabilidade. Todo o planejamento e todas as ações de investimento social e relacionamento com a comunidade são desenvolvidos e geridos de forma compartilhada pela equipe do IBRF, e pelos membros dos Comitês de Investimento Social, grupos de funcionários das unidades produtivas, sedes administrativas e centros de distribuição presentes nos municípios beneficiados pelo investimento social da companhia.

Perfil - A BRF, criada em 2009 a partir da associação entre Perdigão e Sadia, atua nos segmentos de carnes (aves, suínos e bovinos), alimentos industrializados (margarinas e massas) e lácteos, com marcas como Perdigão, Sadia, Batavo, Elegê, Qualy, entre outras. É uma das maiores companhias de alimentos do mundo, terceiro maior exportador brasileiro e responsável por 20% do comércio mundial de aves. A empresa opera mais de 60 unidades industriais dentro e fora do Brasil, atinge 140 países com 19 escritórios comerciais.

Pefil - O Centro de Promoção da Saúde – CEDAPS - é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, criada em 1993, que atua no Rio de Janeiro. Sua missão é promover a plena participação de comunidades populares nos processos de desenvolvimento e o aprimoramento de políticas públicas que atuam nestes territórios, contribuindo para a promoção da saúde, a garantia de direitos e a equidade.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira