Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/04/2013 - 08:01

Empresas buscam alternativas para o destino do lixo orgânico

Com ajuda do minhocário, a Luvas Yeling, de Curitiba, deixa de jogar 30 toneladas desse componente por ano na natureza.

Curitiba – Cada vez mais preocupadas com o destino do lixo produzido diariamente, algumas empresas têm criado alternativas próprias para reduzir o impacto dessas “sobras” na natureza. E essas ações envolvem muito mais do que a simples separação do lixo ou a coleta seletiva, que não deixam de ser essenciais, mas é preciso ir além para promover um ambiente equilibrado.

Pensando no volume gerado pela fábrica e na correta destinação dos compostos orgânicos, a Luvas Yeling criou um minhocário no interior da empresa. É para lá que são enviados todos os alimentos que sobram e outros materiais orgânicos da empresa. “São cerca de 100 litros por dia desse lixo que vão para o minhocário. E com isso conseguimos gerar cerca de nove toneladas de húmus durante o ano todo”, explica a sócia-diretora da empresa, Cristina Yeh.

Esse adubo produzido pelas minhocas e pelos microorganismos é de alta qualidade e pode ser utilizado para diversos fins. “Além de fazer com que o homem se reconecte com a natureza de forma prática, a produção do adubo contribui diretamente com a sustentabilidade, afinal é uma atitude positiva para o meio ambiente”, diz Cristina.

Agora entenda na prática. Se 100 litros de lixo orgânico são produzidos por dia na empresa, são aproximadamente 30 toneladas desse composto que deixam de ir para a natureza todos os anos. “É uma maneira da Yeling contribuir com o meio ambiente no que se refere ao lixo orgânico. E se o exemplo parte de dentro da empresa, os funcionários conseguem passar adiante para a comunidade”, explica a diretora.

E o lixo reciclável? Por ter o compromisso com a sustentabilidade, a Luvas Yeling também possui algumas medidas internas que também ajudam a gerar menos lixo inorgânico. Por exemplo, parte dos copos utilizados pelos funcionários é de vidro. No banheiro, são utilizadas toalhas de pano no lugar dos papéis de mãos.

E essas medidas refletem no comportamento e na cultura dos colaboradores. Isso porque boa parte do lixo inorgânico recolhido para reciclagem é vendida para algumas associações e o dinheiro é revertido em brindes para os próprios funcionários em ocasiões especiais. “Eles acabam criando a conscientização de que reduzir, reaproveitar e reutilizar é importante tanto para a natureza quanto para eles. Isso é ótimo, pois assim conseguimos ensinar a eles o quanto pequenas ações podem mudar uma realidade toda”, diz Cristina Yeh.

Perfil - A Luvas Yeling é a maior fabricante de luvas tricotadas do Brasil. Fundada em 1980, a empresa se especializou no segmento e hoje possui um mix variado de produtos com alto padrão de qualidade e tecnologia que permite a atuação em mercados como Construção Civil, Metalmecânica, Jardinagem, Limpeza, Indústria Moveleira, Automotiva, entre outros. Seja qual for a necessidade, a Yeling tem uma linha específica que se encaixa perfeitamente em cada função. Com sede e Centro de Produção em Curitiba, a Yeling confecciona também mangas de segurança para atender por completo a necessidade dos clientes. A principal missão da empresa é proporcionar proteção e segurança no desempenho de diversas atividades, por isso, obedece rigorosamente aos padrões estabelecidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) sobre equipamentos de proteção individual (EPIs).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira