Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/05/2013 - 07:55

Servmar aponta principais fatores relacionados à contaminação do solo e das águas subterrâneas

Resíduos enterrados ou dispostos de maneira inadequada e pontos de infiltração de efluentes de atividades industriais são os agentes que exercem maior impacto.

Uma das maiores e mais conceituadas empresas do segmento de consultoria ambiental e engenharia no Brasil, a Servmar Ambiental & Engenharia alerta para o fato de que as principais fontes de contaminação do solo e das águas subterrâneas do País estão relacionadas aos Lixões e às atividades da indústria realizadas no passado - que levaram a vazamentos de produtos químicos diversos e ao descarte inadequado de lixo ou efluente industrial, uma vez que não existiam regulamentações nacionais.

Segundo a Servmar – que se destaca como uma das pioneiras do País na elaboração e execução de grandes projetos de gestão inteligente da água e estudos ambientais – grande parte das contaminações podem datar de mais de 30 anos e ainda exercer forte influência em seu entorno.

A maior conscientização das empresas quanto à necessidade de gerenciar suas atividades de forma a preservar o meio ambiente tem trazido à tona problemas ambientais antes desconhecidos. “Hoje iniciativas voltadas à gestão de recursos naturais vêm sendo implementadas em larga escala pela indústria. Mas antes da década de 80 não havia legislação pertinente, e a preocupação com a preservação ambiental não era prioridade nos processos industriais”, comenta Leandro de Faria, sócio-diretor da Servmar.

Segundo o executivo, ainda há muito que avançar no País em termos de diagnóstico de áreas contaminadas e remediação das mesmas, mas a movimentação das empresas na busca pela gestão dos problemas ambientais detectados já é positiva.

Apesar do cenário parecer mais otimista, as áreas contaminadas cadastradas pelos órgãos ambientais estaduais perfazem ainda um número bastante reduzido, sendo que os levantamentos em escala nacional focam geralmente áreas de disposição de resíduos urbanos – os Lixões ou Aterros Controlados.

Exercendo grande impacto no meio ambiente e riscos à saúde humana, a destinação inadequada do lixo pelos municípios também se constitui em um dos principais fatores de contaminação do solo e da água. “Mais da metade dos municípios brasileiros ainda não destina adequadamente seus resíduos sólidos urbanos, sendo que poucos órgãos ambientais possuem um cadastro compilado dessas áreas, porém, a partir da Política Nacional dos Resíduos Sólidos, articulações neste sentido têm sido frequentes”, ressalta Faria.

No Brasil, a estimativa da Cetesb é que haja cerca de 4 mil áreas contaminadas apenas no Estado de São Paulo. De acordo com o sócio-diretor da Servmar, as contaminações podem ocorrer das mais diversas formas, seja por meio de vazamentos – como, por exemplo, o gotejamento de contaminante no solo, tanques de armazenamento subterrâneos ou tubulações não estanques, além de manipulação inadequada de produtos –, por meio de emissões ou em decorrência de acidentes ambientais de maiores proporções.

Nesse sentido, o ponto mais importante dos serviços ambientais hoje é a avaliação exata das causas e principalmente da dimensão e distribuição das contaminações. “É preciso ter um diagnóstico minucioso e preciso, pois isto será determinante para que o processo de remediação também seja exato, eficiente e pontual”, conclui Faria.

Gestão Inteligente da Água -No segmento de gestão de recursos hídricos, devido a sua posição de vanguarda e grande especialização em águas subterrâneas, a Servmar se configura como a maior empresa do País em projetos de avaliação de quantidade e qualidade de aquíferos, definição de perímetros de proteção de poços, modelos de aquíferos e soluções de abastecimento, buscando a melhor composição das matrizes hídricas com o menor custo para um uso sustentável.

A metodologia de trabalho desenvolvida pela Servmar para uma gestão inteligente da água tem sido aplicada por gestores públicos em projetos para o gerenciamento de áreas críticas em relação à qualidade e quantidade de água subterrânea, como, por exemplo, o estudo realizado para o DAEE na região de Jurubatuba, em São Paulo (SP), uma das mais impactadas do Estado, e que sofreu contaminação da água subterrânea por solventes clorados.

Servmar-Fundada em 1986, a Servmar é uma empresa do Grupo Unipetro - que conta com 27 empresas e atua nos segmentos de distribuição de combustíveis, concessionárias de veículos e serviços ambientais. Sediada na cidade de São Paulo, a Servmar possui hoje filiais em Diadema (SP) e no Rio de Janeiro (RJ); bases operacionais em Duque de Caxias (RJ) e em Macaé (RJ); e bases de apoio em Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Campo Grande (MS) e Montevidéu (Uruguai).

Entre os serviços oferecidos pela companhia destacam-se projetos de remediação e investigação ambiental, gestão inteligente de água (estudos hidrogeológicos, tratamento de efluentes e reuso de água), construção de sistemas de armazenamento de combustíveis, estudos ambientais, construção civil, gestão de resíduos, manutenção predial e operação pontos de abastecimento, entre outros.

Sua equipe multidisciplinar conta com cerca de 600 colaboradores, incluindo geólogos, engenheiros ambientais, biólogos, hidrogeólogos, entre outros. Sua carteira de clientes é diversificada nos setores de concessionárias de abastecimento de água, indústria (alimentos, bebidas, petroquímica, siderurgia, etc), construção, óleo e gás, mineração e hidroenergia, entre outros. Entre eles, estão a Infraero, DAEE, Petrobras, BR Distribuidora, Grupo Ipiranga, Chevron Texaco, MSC Logística, Fersol, GM, ESSER Incorporadora, Sadia, Isolux Corsan.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira