Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/05/2013 - 08:17

Rondônia destina 88 toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas

Sistema Único de Devolução de Embalagens (Sude) beneficia produtores do estado.

Em crescente desempenho, o Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas), formado por agricultores, fabricantes - estes representados pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV)-, canais de distribuição e com apoio do poder público, encaminhou para o destino ambientalmente correto, entre janeiro e abril, 88 toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas em Rondônia. A quantidade é 131% maior, se comparado o mesmo período do ano passado.

O produtor rural rondoniense, em diversos municípios, conta com o benefício que o Sistema Único de Devolução de Embalagens (Sude) proporciona. O sistema permite que os produtores devolvam suas embalagens vazias de defensivos agrícolas em qualquer uma das unidades de recebimento das associações de revendas de produtos agropecuários cadastradas no sistema, independente do local indicado na nota fiscal. No total, onze, dentre as catorze associações do estado, já fazem parte do acordo e qualquer entidade qualificada pode aderir livremente. Cabe ao agricultor somente respeitar o agendamento e, para mais informações, ele pode procurar pelas associações.

O Sude é resultado do trabalho de um grupo formado pelas Associações de Revendedores do Estado, Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e inpEV, que discutem e implementam ações com o objetivo de melhorar a performance do Sistema Campo Limpo em Rondônia.

De acordo com o estudo realizado pelo inpEV, nos quatro primeiros meses de 2013, já foram retiradas do meio ambiente mais de 13 mil toneladas do material em todo o país. Resultado 6% maior do que o índice obtido no ano anterior.

.Comparativo de embalagens destinadas – Jan a Abr 2012 x 2013:

Perfil: o inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, é uma entidade sem fins lucrativos criada pela indústria fabricante de agrotóxicos para realizar a gestão pós-consumo das embalagens vazias de seus produtos de acordo com a Lei Federal nº 9.974/2000 e o Decreto Federal nº 4.074/2002. A legislação atribui a cada elo da cadeia (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) responsabilidades compartilhadas que possibilitam o funcionamento do Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos).

 O instituto foi fundado em 14 de dezembro de 2001 e entrou em funcionamento em março de 2002. Atualmente, possui 97 empresas e dez entidades em seu quadro associativo. [www.inpev.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira