Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/05/2013 - 09:58

Políticas de Meio Ambiente em debate no Sistema Firjan

Seminário de Ação Ambiental discutirá gestão de resíduos e de carbono e logística reversa. Inscrições estão abertas e são gratuitas. Serão premiadas as melhores práticas da indústria fluminense.

Rio de Janeiro -O destino dos resíduos sólidos, as emissões de carbono, a busca pela produção sustentável. Os desafios da sociedade e da indústria para a melhoria do Meio Ambiente são os temas do seminário Ação Ambiental, que o Sistema Firjan promove de 3 a 5 de junho em sua sede, no Centro do Rio. O evento vai reunir especialistas, executivos da indústria e representantes de associações que são referência no setor para debater os caminhos para a adequação à Política Nacional de Resíduos Sólidos e às resoluções estaduais que tornaram obrigatório o inventário de emissões de carbono a alguns setores industriais em território fluminense. As inscrições estão abertas e são gratuitas.

Casos bem sucedidos de coleta e reciclagem de resíduos, como o do setor de pneus, será exposto no painel 'Logística Reversa no Brasil' pela Reciclanip (Programa de Reciclagem da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), dia 3 de junho. Completam a mesa representantes da Abrelpe (Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), MDIC (Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior), Abiplast (Associação Brasileira da Indústria do Plástico) e CNI (Confederação Nacional da Indústria).

No painel 'Gestão do Carbono para a Sustentabilidade', dia 4, o foco será o dever de alguns setores industriais fluminenses de mensurar suas emissões de gases de efeito estufa e apresentar alternativas para redução de emissões. Desde o final do ano passado, a concessão e renovação de licenças ambientais para setores como o de cimento, siderurgia, química e tratamento de resíduos estão condicionadas ao cumprimento dessas obrigações. Haztec, que administra centrais de tratamento de resíduos, Instituto Aço Brasil, ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland) e MGM Inova vão expor as dificuldades e soluções encontradas.

Na quarta-feira, dia 5, o público conhecerá as práticas de sustentabilidade da Embraer, Natura e Braskem. A empresa aeronáutica investe no Design for Environment, conceito que melhora o processo industrial, com diminuição do desperdício de materiais e do gasto de energia. A Natura apresentará o case da embalagem que permite aproveitamento total e a Braskem mostrará como a sustentabilidade pode agregar valor ao produto.

A entrega do Prêmio Firjan de Ação Ambiental encerra o evento. Serão premiadas as melhores práticas em cinco categorias: Água e efluentes sanitários; Biodiversidade; Emissão de gases de efeito estufa (GEEs) e mudança do clima; Gestão de resíduos sólidos; e Relação com o público de interesse. [Para se inscrever pelo telefone 0800 0231 231].

A programação inicia no dia 3 de junho de 2013 (segunda-feira), às 13 horas com credenciamento e abertura, após Painel 1 - Gestão de Resíduos, até às 18 horas, dia 4 de junho de 2013, das 14h às 18h: Painel 2 - Gestão do Carbono para a Sustentabilidade. Dia 5 de junho de 2013, das 14h às 17h: Painel 3 - Produção Sustentável na Indústria., às 17h - Premiação Prêmio Firjan de Ação Ambiental, na Sede do Sistema Firjan - Av. Graça Aranha 1, Centro - Rio De Janeiro. [www.firjan.org.br] e redes sociais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira