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06/06/2013 - 09:14

Ford destaca iniciativas ambientais em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

A sustentabilidade é um dos pilares da marca Ford. Mais do que um requisito, a aplicação desse conceito nos produtos e processos produtivos representa uma atitude de respeito e comprometimento com a preservação dos recursos do planeta.

Para a Ford, desenvolver veículos melhores significa reduzir o impacto ambiental de seus produtos, investir em processos mais limpos e ampliar o uso de materiais renováveis e recicláveis.

A estratégia de eletrificação da montadora é um exemplo consistente desse compromisso. O investimento no desenvolvimento dos veículos elétricos, híbridos e híbridos plug-in, que reduzem a dependência de combustíveis fósseis, motivou a criação de um laboratório de pesquisa e desenvolvimento específico para veículos híbridos e elétricos em Dearborn, nos Estados Unidos.

No Brasil, a Ford foi a primeira montadora a comercializar um produto híbrido integral, o Fusion Hybrid, em 2010. Com uma redução significativa de consumo de combustível e emissão de poluentes na atmosfera, o modelo é um ícone da sustentabilidade na categoria de luxo. Ainda em 2013, será lançado o Novo Fusion Hybrid, que traz uma avançada bateria com tecnologia de íons de lítio, mais leve e com níveis elevados de geração de energia quando comparado às versões anteriores. Ao mesmo tempo, o novo modelo aumenta a velocidade máxima com tração elétrica, de 75 km/h para 100 km/h.

Além de investir em soluções para o desenvolvimento de produtos com excelente desempenho, baixo consumo de combustível e níveis inferiores de emissões, a companhia também considera ações em suas fábricas para atingir todo o potencial de sustentabilidade.

Todas as unidades da companhia no país operam sob rígidos padrões de controle de utilização da água, consumo de energia e níveis de emissões atmosféricas. Nos últimos cinco anos, por exemplo, a redução do consumo absoluto de água foi de 23%, ou 16% por veículo produzido, o que representa um total de 307 milhões de litros. A meta é intensificar o reuso de água, para utilização nos processos industriais após o tratamento dos efluentes. Com isso, a previsão é de que seja reduzido em em até 50%, o uso de água potável.

O uso de materiais alternativos nos produtos também têm sido incorporada de forma gradual e consistente. Todos os carros produzidos pela Ford na América do Sul utilizam de 5 a 7 kg de PET reciclado na forma de carpetes, forro de teto, caixas de roda e mantas de forração acústica. Outro dado relevante é que pertence ao Novo Cargo o pioneirismo na indústria automotiva pelo uso de fibra de sisal, aplicado na estrutura do painel de instrumentos.

Além dessas iniciativas, a Ford também mantém um programa de reflorestamento que já plantou mais de 10.000 mudas de árvores na fábrica de Motores e Transmissões em Taubaté, contabilizando 3.000 espécies diferentes de vegetação nativa. No Campo de Provas, em Tatuí, a área de vegetação é atualmente maior do que quando o terreno foi adquirido, cobrindo 3,636 milhões de metros quadrados, ou 78% da área total.

Em Camaçari, foram abertas as portas do Centro de Educação Ambiental da Ford para receber estudantes de escolas públicas de ensino da região. O objetivo é promover uma aula de cidadania e meio ambiente, permitindo que os estudantes tenham uma atitude ecológica mais consciente, sendo capazes de compreender os problemas ambientais e sendo agentes de transformação nesse processo.

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