Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/06/2013 - 09:14

CPFL Energia investe em soluções sustentáveis e recicla materiais


Em busca de soluções sustentáveis no manejo de materiais provenientes de substituições em sua rede elétrica, a CPFL Paulista investe no programa “Cadeia Reversa”. Através desse processo a empresa descontamina e recicla peças e equipamentos retirados de serviço, evitando danos ao homem e ao meio ambiente.  

Após cuidadosa triagem, os equipamentos e peças que não possuem qualidade suficiente para serem reutilizados, como porcelanas de isoladores, alumínio de cabos e luminárias, madeira de postes, metais componentes de transformadores, vidro de lâmpadas, passam por um processamento, são classificados e viram matéria-prima para a indústria.  

Os materiais são destinados para setores diversos como construção civil, indústria cerâmica, moveleira e metalúrgica, entre outras. A comercialização desses insumos gera recursos, que tornam toda a cadeia sustentável. O programa também beneficia entidades como a APAE, com repasse de parte da renda arrecadada.  

Lâmpadas - Desde 1999, a CPFL mantém o programa de destinação das lâmpadas substituídas na iluminação pública. Entre os anos de 2010 e 2012 as distribuidoras do Grupo CPFL descontaminaram ou e reciclaram mais de 600 mil lâmpadas. No mesmo período, 195.684 postes de madeira passaram pelo programa Cadeia Reversa e foram reaproveitados. 

Ao serem quebradas, as lâmpadas liberam vapor metálico (de sódio ou mercúrio). Esses elementos químicos podem contaminar tanto o homem quanto o meio ambiente. Recentemente várias cidades têm demonstrado preocupação com o destino dado às lâmpadas a vapor de mercúrio, aprovando leis que obriguem o recolhimento e descontaminação. Pelo processo de adotado pela CPFL o mercúrio, por exemplo, é direcionado para a indústria que o utiliza como componente de produtos como termômetros, barômetros, bombas de vácuo e outros equipamentos.

Perfil da reciclagem - A palavra reciclagem foi introduzida no vocabulário internacional no final dos anos 80. A razão foi à constatação de que as fontes de petróleo e outras matérias-primas não renováveis estavam e estão se esgotando. Reciclar significa = Re (repetir) + Cycle (ciclo). 

No ambiente, a decomposição aeróbia gera gás carbônico, vapor de água e os sais minerais, substâncias indispensáveis ao crescimento de todos os vegetais, o qual gera o húmus, ótimo adubo para o solo. No processo anaeróbio, são gerados os gases (metano e sulfídrico), que causam um odor desagradável; a decomposição anaeróbia produz um líquido escuro denominado chorume (líquido com grande quantidade de poluentes) encontrado normalmente no fundo das latas de lixo. O chorume é o principal causador da contaminação do solo, rios e do lençol freático. 

Benefícios da reciclagem
? Contribui para diminuir a poluição do solo, água e ar;
? Melhora a limpeza da cidade e a qualidade de vida da população;
? Prolonga a vida útil de aterros sanitários;
? Melhora a produção de compostos orgânicos;
? Gera empregos para a população não qualificada;
? Gera receita com a comercialização dos recicláveis;
? Estimula a concorrência, uma vez que produtos feitos com reciclados são em paralelo àqueles produzidos a partir de matérias-primas virgens;
? Contribui para a valorização da limpeza pública e para formar uma consciência ecológica.

 

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira