Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/06/2013 - 04:10

Jovens de Barra do Piraí participam de reflorestamento da Mata Atlântica

Plantio de mudas nas margens do rio Guandu é parte do Projeto Cultivar, ação da Firjan em parceria com a MMX.

Cerca de 60 alunos da Escola SESI de Barra do Piraí, com idade entre 12 e 16 anos, participaram de uma ação do Projeto Cultivar, programa de reflorestamento da Mata Atlântica, às margens do Rio Guandu, uma parceria da MMX, mineradora do Grupo EBX, com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro(Firjan). O evento, realizado nesta quinta-feira, dia 6, contou com a participação de cerca de mil alunos de escolas públicas de Queimados e das Unidades SESI e SENAI do Rio de Janeiro, Petrópolis, Barra do Piraí e São Gonçalo.

Após quase duas horas de viagem os jovens chegaram animadíssimos ao local do plantio em Queimados, na Baixada Fluminense. Eles botaram a mão na terra e, com a ajuda de técnicos e monitores, plantaram mudas de espécies da Mata Atlântica em risco de extinção como o Pau-Brasil, Palmito-Juçara e Jacarandá da Bahia. Em seguida eles foram “apresentados” ao Rio Guandu, que abastece cerca de 80% da população da região metropolitana do Rio de Janeiro.

“A gente tenta envolver todos os alunos da rede SESI e SENAI. Por mais que sejam algumas horas de viagem os alunos vem empolgados, em uma expectativa muito grande. É muito bom eles trazerem o conteúdo de conscientização ambiental que eles aprenderam na sala de aula e aplicarem na prática” disse Andrea Lopes Especialista em Meio Ambiente da FIRJAN e uma das responsáveis pela ação do Cultivar

O professor Mário Victor de Menezes, do SESI Barra do Piraí, aprovou o passeio. “É muito prazeroso tirar o aluno da sala e trazer ele aqui. Isso desperta o pensamento de preservação do meio ambiente. Para mim, que sou professor de biologia, é um oásis de ideias.” Os alunos Paulo Ricardo Ferraz e Marcelo dos Santos, ambos do 8º ano, entenderam a mensagem que o Cultivar quer passar. “Além de ajudar o meio ambiente a gente aprende muito, disse Paulo. “A gente está plantando de novo a Mata Atlântica” completa o entusiasmado Marcelo.

Até agora, o Programa Cultivar já reflorestou 145 hectares da Área de Proteção Ambiental (APA) Guandu, uma área do tamanho de 203 campos de futebol na dimensão do gramado do novo Maracanã. Desde o início do projeto, em 2011, mais de cinco mil crianças, adolescentes e adultos de escolas de todo o estado participaram de programa. No último plantio, o Cultivar alcançou o número de mais de 100 mil mudas nativas de Mata Atlântica plantadas na região.

A gerente de Meio Ambiente e Responsabilidade Social da MMX, Dilri Batista, ressalta que a atuação da companhia vai além do plantio das árvores. "O trabalho continua. São várias etapas após o plantio, como a manutenção do local e adubação constante. Todas essas etapas são acompanhadas pela MMX", explica.

Cultivar -A MMX foi a primeira empresa privada a firmar parceria com a FIRJAN para participar do Cultivar e, desde 2011, investe R$ 4 milhões no projeto para reflorestar, as margens do Guandu, rio que abastece 80% da região metropolitana do Rio de Janeiro e a maior estação de tratamento de água do mundo. Iniciado em novembro de 2011, o programa já realizou outros quatro plantios que envolveram mais de cinco mil pessoas, entre profissionais da FIRJAN, MMX e estudantes do SESI, SENAI e escolas municipais. Durante três anos, as mudas plantadas receberão acompanhamento e manutenção para garantir a recuperação ambiental da mata ciliar do Rio Guandu. Além do plantio de mudas o Cultivar prevê ações integradas de educação ambiental, levantamento das emissões de gases de efeito estufa de todas as atividades do Sistema FIRJAN e compensação por meio do reflorestamento.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira