Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/11/2007 - 12:31

Plano para conservação da onça pintada na região do Alto Paraná é apresentado pela CESP

Autoridades e especialistas do setor de meio ambiente estarão reunidos em Rosana, dias 12 e 13, para conhecer o Relatório Final do Projeto de Monitoramento de Grandes Felinos realizado pela Empresa.

Os resultados dos dois anos de pesquisas e estudos sobre ecologia e manejo de grandes felinos realizados pela Companhia Energética de São Paulo (CESP) serão apresentados à comunidade científica nacional e às autoridades do setor de meio ambiente nos próximos dias 12 e 13, em Rosana (SP), no Seminário sobre Ecologia, Conservação e Manejo de Grandes Felinos do Alto Rio Paraná. Os estudos foram desenvolvidos pela energética paulista em parceria com o Instituto Pró-carnívoros e o Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ). Participarão do evento cerca de 50 especialistas, entre autoridades de órgãos de meio ambiente, pesquisadores e organizações não-governamentais do Alto Paraná.

O objetivo da CESP é apresentar um plano para a conservação dos grandes felinos, além de promover uma discussão sobre o assunto. O plano é baseado no Relatório Final do Projeto de Monitoramento de Grandes Felinos desenvolvido pela parceria entre CESP, Pró-carnívoros e IPÊ, após anos de pesquisas e estudos na região do Alto Paraná, nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná.

A situação demográfica da onça pintada na bacia do Alto Paraná e as principais áreas de ocorrência, dimensão das áreas de uso necessárias para a sobrevivência individual, a seleção de habitats e a afinidade da espécie com as várzeas são alguns tópicos abordados no relatório.

O documenta também apresenta pesquisas com projeções que indicam que mantidas as condições atuais a população de onças pintadas poderá estar reduzida à metade em 18 anos. Aspectos sobre alimentação, saúde e análises genéticas da espécie também foram pontos abordados no trabalho, cuja conclusão indica as diretrizes para a conservação da espécie.

Entre as presenças confirmadas no evento há representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); Secretaria de Estado do Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul (Semac-MS); Secretaria de Estado do Meio Ambiente de São Paulo (Sema-SP); Instituto Ambiental do Paraná (IAP), e Polícias Ambientais dos Estados de São Paulo e Paraná.

Seminário sobre Ecologia, Conservação e Manejo de Grandes Felinos do Alto Rio Paraná, realizado pela Companhia Energética de São Paulo (CESP), no auditório do Centro de Produção de Mudas da CESP, avenida dos Barrageiros, s/n, distrito de Primavera, município de Rosana (SP), dia 12 de novembro, das 8h às 17h30, e 13 de novembro, das 8h às 13h30.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira