Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/06/2013 - 08:20

Programa Água Brasil apoia projeto Produtores de Água no Distrito Federal

Evento na bacia do Rio Pipiripau vai mostrar a agricultores as possibilidades de se produzir e preservar recursos naturais.

Brasília – O Programa Água Brasil e mais 13 parceiros realizam o evento “Brasília: Preservando e Produzindo” nodia 22 de junho (sábado). A iniciativa vai mostrar a potenciais novos produtores de água as possibilidades de se produzir e preservar os recursos naturais. O objetivo é sensibilizar agricultores rurais para se tornarem novos produtores de água na bacia do Pipiripau.

"A água é um bem de todos. Preservar traz benefícios ao produtor, que tem esse recurso disponível para produzir, ao governo local, que gastará menos com o tratamento da água, e aos próprios moradores da cidade que terão água de melhor qualidade”. Essa é a opinião do produtor rural Gilmar Pio Fernandes, um dos primeiros produtores de água na bacia do Ribeirão Pipiripau, no Distrito Federal.

Gilmar integra o Projeto Produtor de Água no Pipiripau. Com a iniciativa, ele adotou melhores práticas de conservação e recuperação do solo e dos mananciais de sua propriedade – trabalho pelo qual é remunerado pelo mecanismo de PSA (Pagamento por Serviços Ambientais).

A iniciativa do programa Produtor de Água é da Agência Nacional de Águas (ANA). Em cada bacia, o projeto ganha um nome e a implementação é feita por parceiros locais. Na bacia do Pipiripau, algumas ações como restauração florestal, elaboração de projetos técnicos e implantação de unidades demonstrativas, estão sendo viabilizadas pelo Programa Água Brasil, iniciativa concebida pelo Banco do Brasil, em parcerias com a Fundação Banco do Brasil, WWF-Brasil e ANA.

"O projeto olha e beneficia todos os lados: produtor, governo e sociedade. Para mim, ele é um incentivo a mais para que os produtores rurais recuperem as áreas de preservação ambiental, pois oferece de graça todo o apoio necessário. Eu acredito que é possível ter retorno também financeiro, além do ambiental, quando preservamos", diz Gilmar Fernandes.

Atualmente há 50 produtores inscritos voluntariamente no projeto, dos quais 32 já adotam melhores práticas. "O pagamento por serviços ambientais é um mecanismo racional e custo-efetivo de alocação de capital e de conservação dos recursos naturais, na medida em que as melhores práticas de produção melhoram a qualidade e a oferta do recurso água, possibilitando a redução dos custos de captação e de tratamento”, afirma Rodrigo Nogueira, gerente-geral da Unidade de Desenvolvimento Sustentável do Banco do Brasil.

O evento terá uma programação especial: ao longo da manhã, os agricultores vão conhecer modelos de preservação ambiental distribuídos por seis estações temáticas – incluindo duas propriedades que participam do projeto. Às 12h30, serão anunciados novos benefícios do projeto e assinados contratos com produtores rurais. Para a tarde, estão programadas diversas atrações, como feira de artesanato, oficina sobre alimentação saudável e apresentação de duplas caipiras.

A bacia do Rio Pipiripau ocupa área de 23,5 mil hectares, onde se concentram diversas atividades econômicas – produção de frutas, grãos, carnes, proteção ambiental e captação de água para abastecimento de 180 mil habitantes de Planaltina e Sobradinho. A atividade agropecuária ocupa aproximadamente 71% da área.

Brasília: Produzindo e Preservando, dia 22 de junho de 2013 (sábado), das 8h30 às 16h, no Núcleo Rural Taquara. Recepção na Chácara 14 (La Bromélia) – Planaltina (DF).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira