Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/06/2013 - 09:51

Panalpina desenvolve programa para medição de emissão do CO2

O programa PanGreen realiza cálculos e permite às empresas a oportunidade de reduzir as emissões de CO2 geradas pelo transporte de sua carga.

São Paulo – A Panalpina (www.panalpina.com) desenvolveu o programa de sustentabilidade PanGreen, que é sustentado por quatro pilares: uma certificação global ISO 14001:2004; sistema interno da empresa de monitoramento de emissão de CO2, que tem sido rigorosamente integrado aos processos de trabalho diário; medição das emissões de CO2 geradas pelos subcontratados do grupo em todo o mundo; e medição das emissões de CO2 geradas pelos clientes da empresa.

“Com essa ferramenta inovadora nossos clientes podem monitorar as emissões geradas durante a execução de suas ordens e, sempre que possível, para encontrar alternativas práticas e de baixo custo que possam manter as expectativas de serviço com um menor impacto ambiental”, diz Adriano Bronzatto, diretor de qualidade da Panalpina.

O executivo explica que a ferramenta é capaz de converter dados das atividades com base em peso da expedição, o modal e distância em informações sobre as emissões de CO2 geradas por nossos clientes. “Ela utiliza patamares de emissão reconhecidos internacionalmente para calcular os dados necessários. Ela calcula as emissões e relata os dados obtidos aos nossos clientes em uma base trimestral”, diz Bronzatto.

Como funciona -Para realizar seus cálculos a ferramenta combina informações de armazém de dados operacionais da Panalpina com dados precisos de distância. Os fatores mais importantes para este cálculo são o modo de transporte, a origem e o destino da carga mais o peso real do embarque. Os resultados obtidos geram informações detalhadas sobre as principais fontes de emissão de carbono e compara o desenvolvimento dos resultados ao longo do tempo. Estas informações podem ser usadas para avaliar a eficiência do transporte, identificar as rotas de maior impacto ou modais onde há oportunidades de redução do impacto ambiental, além de acompanhar os resultados de qualquer alteração de modal ou local.

Exemplo -O relatório chamado "Top Ten Lanes" é usado para detectar se uma grande quantidade das emissões é resultado de um pequeno número de rotas principais. Este é um dado que permite um resultado rápido na redução das emissões de carbono centrando-se nessas rotas.

O diretor de qualidade da Panalpina ainda explica que existem diferentes estratégias para reduzir as emissões de CO2. “Alguns dos nossos clientes reduziram não só as emissões, mas também os custos de transporte de embarques não urgentes, alternando o modal aéreo para o modal marítimo, enquanto outros têm procurado investir na troca de fornecedores que tenham base regional, diminuindo o tempo do pedido, bem como o impacto ambiental. Assim, eles podem encontrar a sua própria estratégia para reduzir as emissões”, finaliza ele.

Sobre a Panalpina – O Grupo Panalpina é um dos líderes mundiais em soluções para a cadeia de suprimentos. A empresa combina os serviços de frete aéreo, marítimo e logística para apresentar soluções globais customizadas e integradas de ponta a ponta. Utilizando sua expertise e sistemas customizados de TI, a Panalpina gerencia as necessidades da cadeia de suprimentos de seus clientes, não importando o nível de complexidade. O grupo Panalpina opera uma rede global com aproximadamente 500 escritórios próprios em mais de 80 países, e trabalha com empresas parceiras exclusivas em outros 80 países. A Panalpina emprega 15.000 funcionários ao redor do mundo, que prestam serviços nos mais altos padrões de qualidade – a qualquer hora e em qualquer lugar.

No Brasil, a Panalpina possui 36 anos de história, com atuação em todo território nacional. Localizada em São Paulo, desde 1977, a empresa possui, atualmente, 14 escritórios próprios, além de sediar o Centro Regional para o Mercosur.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira