Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/07/2013 - 08:29

Senalimp e Fenalurb vão trazer as principais novidades para tratamento e destinação final de resíduos sólidos

Segundo presidente da ABLP, Tadayuki Yoshimura, os eventos contribuem para promover a sustentabilidade socioambiental do segmento de limpeza urbana.

A Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública (ABLP), realiza, nos dias 11, 12 e 13 de setembro, a 14ª edição do Seminário Nacional de Limpeza Pública (Senalimp). Neste ano, o evento conta com uma novidade. Paralelamente ao seminário, irá ocorrer a 1ª Feira Nacional de Limpeza Urbana (Fenalurb). Ambos os eventos serão no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo (SP). Enquanto, o Senalimp terá palestras e debates, com especialistas do Brasil e internacionais, a feira vai apresentar o que há de mais moderno em soluções para resíduos sólidos. São esperados cerca de 300 participantes no seminário e aproximadamente 600 pessoas na Fenalurb.

Segundo o presidente da ABLP Tadayuki Yoshimura, “os eventos contribuem para promover a sustentabilidade socioambiental do segmento de limpeza urbana”.

O Senalimp é realizado pela ABLP desde 1974, e a cada ano vem se consolidando como um dos principais eventos do setor de limpeza urbana. Para esta edição, de acordo com o presidente da ABLP, os principais destaques da programação do seminário serão a apresentação e debate sobre as tecnologias de incineração de resíduos com geração de energia elétrica; o sistema de logística reversa no Estado de São Paulo e no Brasil; o novo sistema de compostagem de resíduos agroindustriais em fertilizantes orgânicos.

Além disso, Yoshimura ressalta a palestra do professor Toshiaki Yoshioka, da University Graduate School of Environmental Studies, do Japão, que vai falar sobre a remoção e destinação final de resíduos das áreas afetadas em Fukushima, após o tsunami. O Senalimp ainda vai trazer a palestra do engenheiro Tomás Serra, sobre o atual sistema de tratamento e destinação final de resíduos em Portugal, país que teve significativos avanços nessa área.

“Em cada seminário da ABLP trazemos novidades tecnológicas, principalmente na área de tratamento e destinação final de resíduos que é o setor mais carente no Brasil”, diz Yoshimura. “Isso contribui para promover a sustentabilidade socioambiental do segmento de limpeza urbana”, finaliza.

A Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública (ABLP), é uma associação técnica fundada em 1970 para estudar, debater e divulgar as artes e as técnicas multidisciplinares, necessárias para a correta gestão da limpeza pública, tratamento de resíduos e disposição final dos rejeitos.

Desde a sua fundação, a ABLP realiza congressos, encontros e seminários em diversas cidades brasileiras. A partir de 2000, esses eventos foram agregados e passaram a se chamar Seminário Nacional de Limpeza Pública (Senalimp) que já está em sua 13ª edição.

Outra importante atividade da entidade é a revista Limpeza Pública, que começou a ser publicada em janeiro de 1975 e se mantém como uma das únicas dedicadas ao assunto limpeza pública e resíduos sólidos na América Latina.

Cumprindo um dos seus principais objetivos, a ABLP sempre participa de comissões, nos diversos níveis de governo, para a elaboração de projetos de normas e leis ou na revisão e atualização das mesmas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira