Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/11/2007 - 12:10

Whirlpool Corporation fixa metas agressivas de redução na emissão de gases causadores do efeito estufa

CEO anuncia ampliação da meta global, independentemente do crescimento da companhia.

Benton Harbor, Michigan— A Whirlpool Corporation anunciou no dia 14 de novembro, a ampliação do seu compromisso com a realização de negócios ambientalmente sustentáveis. Para isso, reduzirá sua emissão total de gases causadores do efeito estufa em 6,6% até 2012. A empresa fará esta redução voluntária globalmente, ao mesmo tempo em que aumentará sua produção em 17% no mesmo período. O efeito positivo da diminuição é equivalente ao que se obtém com uma área plantada de aproximadamente 4,47 milhões de acres de árvores. Esta meta de redução está associada à possível obtenção de créditos de carbono.

A Whirlpool é líder em eficiência energética e é a única fabricante de eletrodomésticos com foco na conservação de energia e água, desde o design, manufatura e distribuição até o fim do ciclo de vida dos produtos. Em 2003, a empresa se tornou a primeira fabricante de eletrodomésticos a anunciar uma meta global de redução dos gases causadores do efeito estufa, com previsão de redução de 3% nas emissões até 2008, tendo como base os níveis de 1998. Ao mesmo tempo aumentou sua produção em 40%, após a aquisição da Maytag Corporation em 2006.

O presidente e CEO da Whirlpool, Jeff Fettig, anunciou o plano de aumento nas reduções de gases em comunicado enviado à Energy Efficiency Global Forum & Exposition (EE Global), durante a conferência Alliance to Save Energy, que reuniu em Washington, D.C. líderes de cinco regiões do mundo para estabelecer novas parcerias e desenvolver estratégias em eficiência energética.

Fettig afirmou que o compromisso ambiental faz parte das práticas de negócio da Whirlpool. “Sabemos também que a grande diferença não depende só de nós, mas da cooperação e colaboração de outros. E, isto inclui um trabalho de parceria entre a indústria, os responsáveis pela definição das políticas públicas e outros públicos estratégicos para criarmos soluções que melhor beneficiem a todos”, concluiu.

Jornada para Sustentabilidade na Whirlpool América Latina - Com o objetivo de minimizar o impacto ambiental causado pelos processos industriais, produtos e serviços, a Whirlpool lançou na América Latina, em 2004, a Jornada para a Sustentabilidade. O programa reúne diretrizes que tornam a eco eficiência um fator decisivo no desenvolvimento de produtos, processos, suprimentos, logística e serviços. As principais metas são zerar a emissão de resíduos em todo o ciclo dos produtos, implementar o uso sustentável da água, neutralizar a emissão de gases causadores do efeito estufa e de substâncias nocivas. Outra meta do projeto é zerar os acidentes de trabalho e os casos de doenças ocupacionais, além de criar postos de trabalho ergonômicos para os colaboradores.

Ciclo de vida - Para gerenciar a etapa pós-consumo do ciclo de vida dos produtos que a Whirlpool desenvolve, foram criadas as Centrais de Reciclagem, que funcionam nas fábricas de Joinville (refrigeração) e Rio Claro (lavanderia e cocção). A Whirlpool conta ainda com ações de reciclagem de embalagens (Projeto Gaia) e de gases refrigerantes (Projeto Ozônio).

Selo Procel - Desde 1993, quando o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica foi criado, a Whirlpool consagrou-se como a empresa que obteve o maior número de Selos Procel (Classe A) no setor de eletrodomésticos. Em 2006, 281 produtos foram avaliados e certificados nas categorias refrigeração, condicionadores de ar e lavadora de roupas.

Perfil da Whirlpool Corporation - A Whirlpool Corporation é líder mundial no mercado de eletrodomésticos, com vendas anuais de aproximadamente US$ 18 bilhões, com mais de 73 mil funcionários e mais de 70 fábricas e centros de pesquisa ao redor do mundo.

A companhia é detentora das marcas Maytag, KitchenAid, Jenn-Air, Amana, Brastemp, Consul, Bauknecht, além de outras grandes marcas para os consumidores ao redor de todo o mundo. Informações adicionais sobre a companhia podem ser encontradas no site www.whirlpoolcorp.com.

Perfil da Whirlpool S.A. no Brasil - A Whirlpool S.A., a partir de sua Unidade de Eletrodomésticos, é a única empresa do Brasil que fabrica, com as marcas Brastemp e Consul, todos os produtos de linha branca – refrigeradores, freezeres horizontais e verticais, fogões, lavadoras de roupa, secadoras, lava-louças, microondas, fornos elétricos, condicionadores e depuradores de ar, coifas e climatizadores.

Subsidiária da Whirlpool Corporation, maior fabricante mundial de eletrodomésticos, a Whirlpool S.A. foi formada a partir da reorganização societária da Multibrás S.A. Eletrodomésticos e da Empresa Brasileira de Compressores S.A. – Embraco, efetivada em 1º de maio de 2006. A Unidade de Eletrodomésticos e a Unidade Embraco de Compressores e Soluções de Refrigeração continuam a operar como Unidades de Negócio independentes, mantendo suas especificidades e peculiaridades.

Com faturamento de mais de R$ 5 bilhões (baseado no faturamento líquido das duas empresas em 2006) e mais de 18 mil colaboradores, a Whirlpool S.A. está entre as 50 maiores empresas do Brasil, bem como entre as 50 maiores exportadoras do País.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira