Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/08/2013 - 07:06

Santos Brasil apresenta rotina de seus armazéns em curso do Ibama

Aulas serão ministradas no Tecon Santos e fazem parte do curso de Fiscalização Ambiental em Operações de Comércio Exterior.

Cerca de 50 agentes ambientais federais do Ibama, oriundos de diversas regiões do país, participam nesta semana de curso de Fiscalização Ambiental em Operações de Comércio Exterior e contarão com aulas dentro do Tecon Santos, o maior terminal de contêineres da América do Sul. O curso é fechado e destinado aos agentes ambientais federais do Ibama que trabalharão em zonas de fronteira, portos e aeroportos.

Os agentes foram divididos em duas turmas, com aulas nos dias 22 e 23 de agosto (quinta e sexta-feira), e receberão informações sobre a rotina operacional de um armazém alfandegado. A intenção é viabilizar a realização de inspeções com o menor impacto possível nas operações dos terminais.

Profissionais da Santos Brasil das áreas de Segurança Aduaneira e de Armazéns do Tecon Santos mostrarão o funcionamento da área de Segurança de Meio Ambiente, os procedimentos em situações de emergência com cargas químicas, além dos processos operacionais e sistemas de embarque, desembarque de cargas, agendamento, posicionamento e carregamento, abertura de unidades, entre outros.

O treinamento no Tecon Santos faz parte do curso de Fiscalização Ambiental em Operações de Comércio Exterior que tem por objetivo melhorar a fiscalização ambiental de cargas de importação e exportação.

De acordo com Fabio Zucherato, analista ambiental do Escritório Regional do Ibama em Santos, "esse contato com a operação propiciará aos agentes maior familiaridade com o fluxo de atividades dos armazéns para tomada de decisão mais eficiente e condizente ao andamento das operações do terminal".

A Santos Brasil foi escolhida para receber a equipe do Ibama e costuma servir de laboratório para atividades de outros órgãos intervenientes por ser considerada com as condições ideais devido ao seu tamanho e organização de procedimentos.

Para o diretor superintendente do Tecon Santos, Luiz Felipe Gouvêa, esse intercâmbio permitirá uma interação melhor entre as atividades. "Nós saberemos como contribuir mais às ações fiscais e os agentes saberão como conduzir as fiscalizações gerando o mínimo de interferência na programação do terminal". Segundo ele, apresentar o modo de operação aos agentes do Ibama auxiliará na criação de sinergias entre os processos de seleção de inspeção do órgão e as ferramentas sistêmicas e de infraestrura disponíveis no terminal para atendê-los. "Certamente isso contribuirá para gerar melhores resultados a ambas partes", destaca.

A Santos Brasil é referência em operação de contêineres e logística. Criada há 15 anos para operar o Tecon Santos (SP), a empresa já investiu R$ 3 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos, gestão e gente. Antecipando-se ao crescimento do fluxo de comércio internacional, a Santos Brasil colaborou significativamente para aumentar a capacidade logística portuária do país. A produtividade do Tecon Santos é a mais alta do Brasil: 81,42 MPH (movimentos por hora) em média. Além do Tecon Santos, a companhia opera mais dois terminais de contêineres (Vila do Conde -PA e Imbituba -SC) e um terminal de exportação de veículos (TEV) no Porto de Santos.

Conta também com uma operadora logística e de cargas gerais, a Santos Brasil Logística, que atua de forma integrada aos terminais viabilizando o atendimento ao cliente em todas as etapas da cadeia logística do porto até o transporte e distribuição. Listada no nível 2 de governança corporativa da Bolsa de Valores de São Paulo - Bovespa, a Santos Brasil adota um modelo de crescimento contínuo e sustentável, que alia alto desempenho financeiro e operacional com preservação ambiental e responsabilidade social.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira