Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/08/2013 - 09:06

Rexam Cuiabá investe em sustentabilidade e reaproveita seus resíduos industriais

A unidade plantou ainda mais de quatro mil árvores em seis anos e instalou um sistema inteligente de refrigeração fabril.

A fábrica de Cuiabá do Grupo Rexam, empresa multinacional líder na produção de latas para bebidas, desenvolveu e colocou em prática uma série de iniciativas sustentáveis em prol do meio ambiente. Os resultados dimensionam a eficiência das ações: 100% da água tratada na estação da fábrica é reutilizada na irrigação dos gramados e jardins da empresa; um novo sistema de refrigeração, que substituiu o uso energia elétrica por água reutilizada; plantios de mais de quatro mil árvores nos últimos seis anos; e instalação de um projeto avançado para tratamento de efluentes.

O empenho da Rexam na destinação final dos resíduos industriais é traduzido em números. Em maio de 2011, uma solução simples, com a substituição de um reagente sólido por um reagente líquido no processo de tratamento de efluentes, contribuiu ainda mais para o constante trabalho de redução de descartes na unidade. Com esta ação, anualmente, quase 150 toneladas de lodo deixaram de ser gerados e encaminhados ao aterro industrial de Cuiabá.

“Esta medida melhorou significativamente a eficiência do processo de tratamento de efluentes, melhorando a já boa qualidade da água descartada e reduzindo a quantidade de resíduo sólido deste processo em 60%. Isso significa, além de uma redução de custo, um menor impacto no meio ambiente” – explica Renato Melo, gerente de EHS.

Os resíduos não recicláveis e os contaminados por óleo durante o processo fabril, por sua vez, seguem outro caminho – são dirigidos a uma empresa de blendagem, processo que transforma este material em combustível sólido, muito utilizado em fornos e caldeiras, por exemplo, e que impacta diretamente na redução do consumo de madeira como combustível por indústrias.

Reflorestamento-Tendo sustentabilidade como um dos focos de seu negócio, a unidade da Rexam em Cuiabá plantou mais de quatro mil árvores nos últimos seis anos dentro da área da fábrica. Ao todo, foram 3400 mudas de eucalipto; 600 de Teca, além de 30 ipês e 10 jacarandás.

A maior parte do plantio se deu há dois anos, quando cinco hectares do terreno da fábrica foram dedicados ao reflorestamento da região. A iniciativa, além de repercutir positivamente no ecossistema, promoveu uma diminuição na temperatura da área da fábrica.

“As árvores melhoraram o micro clima local e criaram um habitat perfeito para algumas espécies que estão presentes na vegetação do entorno”, destaca Ana Julia Montenegro – Supervisora de RH e EHS da Rexam Cuiabá.

Sistema inteligente de refrigeração-A unidade de Cuiabá também investiu recentemente no conforto térmico sustentável de seus funcionários. Com um clima quente e úmido e uma temperatura média em alguns períodos do ano que alcança facilmente os 40º típicos da cidade, a instalação de um sistema inteligente de refrigeração tornou-se um desafio.

A unidade utilizou um plano inteligente de refrigeração que priorizou estratégias de preservação do meio ambiente de acordo com as necessidades climáticas da empresa. O sistema trabalha a partir de um processo chamado insuflamento, que consiste basicamente na pressão positiva que puxa o ar de fora para dentro da fábrica. Esse sistema é utilizado na grande maioria das indústrias do Brasil, a diferença está no modo de resfriamento do ar.

Parar resfriá-lo, ao invés de utilizar aparelhos de ar condicionado, que despenderiam maior custo e não são amigos do meio ambiente, técnicos da empresa providenciaram um esquema de resfriamento do ar a base de água reutilizada a partir do processo de produção das latas de alumínio.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira