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19/09/2013 - 11:46

Dia Mundial sem Carro: bikes elétricas podem ser mais um estímulo para melhorar o trânsito DO RIO


Com atuais 300 quilômetros de estrutura cicloviária – a maior do País – e 60 estações para aluguel de bicicletas, a capital fluminense vem estimulando o uso desse transporte alternativo entre seus habitantes. Para oferecer mais conforto, a Multilaser apresenta modelos de e-bikes com boa relação custo-benefício

No próximo domingo, dia 22 de setembro, será celebrado o Dia Mundial sem Carro. Um movimento que começou em algumas cidades europeias ao final do século 20 e, desde então, vem se espalhando por diversos países, inclusive o Brasil.

A data, já aderida nos cinco continentes, tem como meta principal estimular as pessoas a refletirem sobre o uso excessivo dos automóveis e das motocicletas e propor que, ao menos por 24 horas, cada um possa rever a sua dependência em relação a esses meios de transporte, utilizando uma alternativa sustentável e prazerosa, como a bicicleta.

Este ano, a Multilaser – líder no segmento de suprimentos de informática e em produtos eletrônicos – trouxe para o nosso País dois modelos que prometem ajudar àquelas pessoas que estão dispostas a buscar transportes alternativos: a Nano Bike e a E-Life. Ainda pouco utilizadas pelos brasileiros, as bicicletas elétricas surgem como uma ótima opção para substituir os carros, principalmente para pequenos deslocamentos nas cidades.

Projetadas para oferecer uma boa relação custo-benefício, as bikes contam com quadro de alumínio (mais leve e que não enferruja), câmbio japonês Shimano (conhecido por sua alta qualidade) e bateria de lítio recarregável. Com autonomia de até 40km e velocidade de até 25 km/h, os produtos já estão sendo comercializados em grandes magazines e lojas de esportes de todo o País.

“As e-bikes têm tudo para cair no gosto dos cariocas, uma vez que oferecem uma ótima opção para a locomoção do dia a dia. São ecológicas e não poluem, além de uma boa pedida para economizar combustível. Em grandes cidades como São Paulo e Rio, funcionam como uma alternativa ao trânsito e ainda fazem bem à saúde”, enfatiza Vanessa Yuen, gerente de produtos da nova linha da Multilaser.

Com a Nano Bike e a E-Life, o usuário tem sempre a liberdade de escolha, uma vez que o percurso pode ser feito com o motor ligado ou pedalando. A qualquer momento, é possível acionar o motor para ajudar em caminhos mais longos ou em subidas.

A rede cicloviária no Rio-Atualmente, a capital fluminense já tem a maior malha cicloviária do País. São cerca de 300 quilômetros de faixas exclusivas. A rede segue em expansão e deverá ganhar mais 150 quilômetros até 2016. A meta da prefeitura do Rio é entregar, ainda neste ano, mais 30. Em 2014, 40. Em 2015, 50 e, em 2016, outros 30. As obras devem custar R$ 98,65 milhões.

Mercado - De acordo com dados divulgados pela Bike Expo Brasil, a bicicleta convencional é o meio de locomoção mais popular nos pequenos centros urbanos brasileiros com menos de 50 mil habitantes, o que representa mais de 90% do País. Nesses lugares, seu uso é mais comum para ir ao trabalho ou à escola.

Ainda não há estatísticas do mercado de bicicletas elétricas no Brasil, mas as vendas estão disparando no mundo. Segundo estudo da Pike Research, empresa americana especializada em pesquisas e análises de mercados mundiais de tecnologias limpas, as vendas de e-bikes chegou a cerca de 30 milhões de unidades em 2012, movimentando 6,9 bilhões de dólares. A China é o maior mercado, com 92% das vendas. Apesar de ainda ser o mais modesto, o continente americano é o que tende a crescer mais rápido. As projeções indicam cerca de 22% ao ano até 2018, contra 7,5% da média mundial.

.Dados técnicos.: Nano Bike: Bicicleta dobrável | Bateria de Lítio | Quadro de alumínio | Pneu aro 20” | Câmbio Shimano de 7 marchas | Freio V Brake | Peso total: 16,5 KG | Potência (W): 250W | Vel. Max.: 25 km/h | desempenho: até 25 km com a bateria carregada | Preço sugerido: R$ 3.490,00.

.E-Life: Bateria de Lítio | Quadro de alumínio | Pneu aro 26” | Câmbio Shimano de 6 marchas | Freio V Brake | Peso total: 24,5 KG | Potência (W): 250W | Vel. Max.: 25 km/h | desempenho: até 40 km com a bateria carregada | Preço sugerido: R$ 3.990,00.

Entenda a diferença - Calçada Compartilhada: é autorizada a circulação montada de bicicletas. Recebem sinalização vertical (placas) regulamentando esta sinalização. Essa situação é adotada quando o volume de pedestres é pequeno e a calçada não tem largura suficiente para acomodar um ciclovia ou uma ciclofaixa.

Ciclofaixa: faixa para circulação exclusiva de bicicletas sem segregação física em relação ao restante da via e caracterizada por sinalização vertical e horizontal características (placas e pintura de solo). Normalmente, situa-se nos bordos da pista por onde circula o tráfego geral, mas pode também situar-se na calçada e no canteiro central.

Ciclovia: pista para uso exclusivo para circulação de bicicletas segregada fisicamente do restante da via dotada de sinalização vertical e horizontal características (placas e pintura de solo). Pode estar situada na calçada, no canteiro central ou na própria pista por onde circula o tráfego geral. Geralmente situadas em vias arteriais e coletoras.

Rota de Bicicleta ou Ciclorrota: ruas já utilizadas por ciclistas que circulam nos bordos da via junto com o tráfego geral e que recebem sinalização vertical e horizontal (placas e pintura de solo) alertando aos motoristas sobre a presença e a prioridade a ser dada ao tráfego ciclístico, além da adoção da velocidade veicular em 30 Km/h. Geralmente situadas em vias coletoras e locais onde é pequena a presença de veículos de grande porte como ônibus e caminhões. [www.multilaser.com.br] Atendimento On-line: www.multilaser.com.br/suporte.php | SAC: (11) 4003-5200 e (11) 4003-8688 (capitais e regiões metropolitanas); 0800-7722367 e 0800-8804009 (demais regiões). | E-mail: [email protected]

A Multilaser é uma empresa brasileira com uma trajetória de sucesso e um dos mais inovadores players nacionais no segmento de eletrônicos e de suprimentos de informática. A empresa, que iniciou suas atividades em 1987, possui um extenso portfólio dividido em 12 linhas: Áudio, Cine e Photo, Esportes, Games, Health Care, Multikids, Tablets, Acessórios de Informática, Automotivo, Celulares, Smartphones e Bolsas, Mochilas e Malas.

Líder nos mercados nos quais atua, possui um portfólio com mais de 2.000 itens e um quadro de colaboradores com 2.700 pessoas – divididas entre a sua sede em São Paulo e a sua fábrica na cidade de Extrema (MG). Recentemente, criou a Multikids, empresa voltada à produção de brinquedos e artigos eletrônicos para o público infantil. Como essa nova unidade, a Multilaser projeta ser uma das três maiores empresas do ramo até 2016.

Os produtos da marca são comercializados em mais de 30 mil pontos de venda em todo o Brasil, por meio de uma ampla rede que inclui magazines, supermercados e lojas de departamentos e de informática.

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