Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/09/2013 - 07:30

Cidades Verdes 2013 – Mobilidade Urbana e seus Desafios

Será realizado nos dias 26 e 27 de setembro (quinta e sexta-feira). no Centro de Convenções da Firjan, Av. Graça Aranha, 01, 4º andar, Centro do Rio, o Seminário Cidades Verdes que vai tratar, neste seu terceiro ano, do candente tema da Mobilidade Urbana. Especialistas de diversas cidades brasileiras, bem como de Paris, Pequim e Bogotá tratarão do que vem se tornando um dos principais problemas nas nossas cidades.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, participa da abertura do evento, juntamente com Jaime Lerner, consultor das Nações Unidas para assuntos de urbanismo, Carlos Alberto Muniz, secretário municipal do Meio Ambiente do Rio, Alfredo Sirkis, deputado federal e ex-secretário de Urbanismo e Meio Ambiente da cidade do Rio de Janeiro. A abertura do Seminário será realizada dia 26 de setembro, às 9:00h.

Entre os temas em debate neste evento, podemos citar: .Como limitar o papel predador do transporte individual? Cada vez mais automóveis, cada vez mais engarrafamentos, cada vez menos mobilidade.

. O que fazer para melhorar a péssima prestação dos serviços de ônibus em muitas cidades? Que lições podemos extrair para o Rio de Janeiro, das experiências de BRT em Curitiba --estará presente seu idealizador, o ex-prefeito Jaime Lerner--  e Bogotá? O que se pode esperar do transporte de massas sobre trilhos, particularmente nas cidades que chegaram atrasadas a ele? 

. Qual o papel da bicicleta como meio de transporte? Como integrá-la com outros modais de transporte? O que significa uma gestão "inteligente" da mobilidade, oferecendo pelo mundo digital as melhores opções para um determinado trajeto a  cada momento? 

. Como financiar a tarifa de ônibus? É possível o passe livre? Que nível de subsídios é recomendável? Como tornar o bilhete único mais amigável ao usuário?

. E o transporte hidroviário? O que falta para dinamizá-lo no Rio de Janeiro e outras cidades litorâneas e ribeirinhas? Todas essas e outras perguntas estarão em discussão nesse seminário que conta com a participação de operadores, acadêmicos, gestores públicos e privados com várias visões e atuações. Alguns dos principais formuladores de propostas de mobilidade para o Rio de Janeiro, nos últimos trinta anos estarão presentes , entre eles: .Alex Ricardo Jiménez - Atualmente, trabalha como diretor Associado na Fundación Ciudad Humana, na qual dirigiu projetos de mobilidade, saúde urbana e mudanças climáticas, dentre outros. Anteriormente, foi Coordenador da iniciativa de Cidades e Mudança Climática da Cities Alliance, em Washington DC e foi consultor em temas urbanos e ambientais para o Banco Interamericano de Desenvolvimento, o Banco Mundial e entidades nacionais. Jiménez é arquiteto pela Universidad de Los Andes, fez estudos de design e desenvolvimento urbano na Universidade de Glasgow, e Mestrado em Planejamento Urbano no MIT (Massachusetts Institute of Technology).

. Carlos Eduardo G. Maiolino - Engenheiro concursado da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, atua há mais de 20 anos na área de transportes e trânsito, tendo ocupado, dentre outros, o cargo de Presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio). Atualmente é subsecretário Municipal de Transportes, onde é responsável pelo planejamento, projeto e implantação dos corredores Bus Rapid Transit (BRT). Pela Prefeitura, coordenou a área de transporte público nos Jogos Panamericanos 2007 e nas candidaturas da cidade aos Jogos Olímpicos de 2004, 2012 e 2016. Engenheiro civil pela UFRJ e M.Sc. em Engenharia de Transportes pela COPPE/UFRJ.

. Carlos Roberto Osório - O empresário de marketing esportivo Carlos Roberto Osório, que coordenou o vitorioso processo de candidatura da cidade do Rio para os Jogos Olímpicos 2016, entrou para o serviço público há pouco mais de 3 anos como o primeiro Secretário Municipal de Conservação e Serviços Públicos do Município do Rio de Janeiro. Atualmente, emprega sua visão estratégica no cargo de secretário municipal de Transportes, responsável pela implementação dos grandes projetos de transporte público e pela mobilidade urbana. Além disso, Osório carrega no currículo grandes responsabilidades como as secretarias gerais dos Comitês de Candidatura Rio 2016, de Candidatura e Organizador dos XV Jogos Pan-americanos Rio 2007.

. Fábio Feldmann - dirige seu escritório de consultoria no qual trabalha com questões relacionadas à sustentabilidade e desenvolvimento sustentável. Eleito Deputado Federal, por três mandatos consecutivos (1986 – 1998), atuou como Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, entre 1995 e 1998, é autor de extensa legislação ambiental brasileira, como o capítulo de meio ambiente da Constituição Federal, a Política Nacional de Educação Ambiental, a Lei de Acesso Público aos Dados e Informações Ambientais. Fabio Feldmann é consultor, formado em administração de empresas pela Faculdade Getúlio Vargas em 1977 e advogado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco em 1979. Em reconhecimento ao seu comprometimento à causa ambiental, Fabio Feldmann, recebeu em 1990 o Prêmio Global 500 das Nações Unidas.

. Henrique Torres – É engenheiro de Tráfego da CET-Rio, desde 2002, atuando em análises de impacto viário; planejamento cicloviário; segurança de trânsito, com ênfase na segurança de pedestres e ciclistas; preparação dos Jogos Olímpicos de 2016; estudos sobre limites de velocidade; estudos de políticas de estacionamento, entre outros projetos.

. João Gouveia -É diretor de Operações da SuperVia, cargo que ocupa desde 2005 e que já lhe rendeu o prêmio de Ferroviário do Ano. Engenheiro Industrial Mecânico pela Universidade Metodista de Piracicaba, trabalhou anteriormente na Brasil Ferrovias e, por dois anos, foi presidente da Ferroban e Superintendente Regional da Fepasa.

. João Vitor Serra - Atua no campo de energia, novas tecnologias e meio ambiente. Atualmente, Gerente Geral de Negócios Offshore na CPMAIS – Soluções em Meio Ambiente. Realizou pesquisa sobre a interface de veículos elétricos e o sistema de distribuição do Rio de Janeiro pela UERJ para a Light SA. Sua experiência como empreendedor na Obvio SA, empresa automotiva nacional, no ramo de veículos elétricos no país traz uma perspectiva diferenciada sobre os desafios da questão de transporte elétrico. João Vitor tem Mestrado em Engenharia Mecânica pela Imperial College London (2007), com especialização em energia. Mestrado em Pesquisa Operacional pela London School of Economics (2008). Autor do livro Electric Vehicles: Technology, Policy and Commercial Development, publicado pela EarthScan, Londres (2011). Publicações

. Ma Linwei - Diretor do Centro de Pesquisas e Educação em Energias Limpas e Professor Associado do Departamento de Engenharia Térmica Tsinghua University – Pequim, China.Sua principal área de pesquisa é o sistema energético estratégico chinês, com foco na análise de sistemas energéticos nacionais e regionais, assim como o desenvolvimento de recursos minerais alternativos ao carvão, petróleo, gás natural e minério de ferro. Nos últimos anos, liderou diversos projetos de pesquisa nacionais e internacionais nessa direção, incluindo os programas estratégicos de pesquisa da National Energy Administration of China (NEA) e da Chinese Academy of Engineering (CAE), BP and GM.

. Manoel Mendes - Sócio e diretor-executivo do CEPEFER – Centro de Estudos e Pesquisas Ferroviárias, Engenheiro Eletricista, com Especializações em Engenharia Industrial e Sistemas Elétricos de Potência, Pós-Graduado em Management pela FGV, em Transportes e Engenharia Metroferroviária pelo IME. Ele foi o Idealizador do Projeto Rioferroviário de incentivo à implantação e ao desenvolvimento de Empresas e de Industrias do setor ferroviário no Estado do Rio de Janeiro, do CEPEFER e do MBRail – Master Business Rail – Pós Graduação em Engenharia Metroferroviária, da Faculdade CEPEFER e da Ferrovia- Escola de Paraíba do Sul – Primeira ferrovia-escola do Brasil.

. Márcio Nigro - Fundou o Caronetas há dois anos, site de caronas, premiado pela Universidade de Michigan como solução de mobilidade urbana no Mobiprize 2012 e escolhida como uma das 100 inovações no Next Century Innovation Awards pelo Rockefeller Foundation. É também um dos criadores da Virada da Mobilidade. Márcio Nigro, engenheiro naval formado pela Poli - USP, com especialização em logística e transportes.

. Pierre Serne – É vice-presidente do Conselho Regional da Ile de France, responsável por transportes e mobilidade, sendo também vice-presidente do Sindicato de Transportes Públicos da Ile de France.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira